HMC é palco do 4º Simpósio de Cirurgia Vascular no Vale do Aço

O Hospital Márcio Cunha e a Usisaúde realizam no próximo dia 18, das 19h às 22h, a quarta edição do Simpósio de Cirurgia Vascular do Vale do Aço, direcionado a médicos cirurgiões vasculares, especialistas em Clínica Médica, hematologistas, cardiologistas e estudantes de medicina da região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no momento do evento, no auditório da Unidade I do hospital.
Com o tema “Cirurgia de varizes dos membros inferiores”, o Simpósio terá as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular em Minas Gerais, Dr. Francesco Botelho; do especialista em cirurgia vascular e endovascular em Santo André, São Paulo, Dr. Reinaldo Ernani; e do coordenador do Programa de Escleroterapia com Espuma do Hospital São Rafael e da Secretaria de Saúde de Salvador, Bahia, Dr. Marcelo Liberato.
Neste ano, o principal propósito do Simpósio é apresentar ao Vale do Aço as mais recentes técnicas operatórias e a evolução dessa área da Medicina. “O Hospital Márcio Cunha tem muito a acrescentar a seus pacientes, ao incorporar procedimentos menos invasivos, como os tratamentos com laser e a escleroterapia com espuma, que são menos dolorosos”, destaca o médico cirurgião vascular e endovascular, Dr. Luiz Ronaldo Godinho Pereira, um dos organizadores do Simpósio. “Ao abrir possibilidades para tratamentos diferentes de acordo com a indicação médica e com a complexidade do paciente, o ganho final é sempre do paciente, por propiciarmos sua recuperação e retorno mais rápidos às atividades normais do cotidiano, com menos roxos nas pernas”, enfatiza.
Experiência bem-sucedida pelo SUS
Da capital baiana, o médico cirurgião vascular e endovascular Marcelo Liberato apresentará no Simpósio um trabalho pioneiro no Brasil nesta área. Direcionado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Atenção Integral ao Paciente com Doença Venosa Crônica é desenvolvido pela Secretária de Saúde de Salvador, no qual o especialista é coordenador. Os tratamentos são aplicados por meio da Escleroterapia com Espuma guiada por ultrassom e da Terapia Compressiva, em substituição aos procedimentos cirúrgicos, o que propicia ganhos como recuperação mais rápida, eficaz e menos dolorosa aos pacientes.
Ao ganhar o reconhecimento do município para a melhoria expressiva da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com problemas de varizes nas pernas, o programa passou a ser custeado pela prefeitura já atendeu a mais de mil pessoas. “Não existe atualmente uma tabela do SUS para os procedimentos de varizes mais avançados – como laser e a terapia de varizes ecoguiada – destinados aos pacientes do sistema público. Ao trazermos aqui a experiência bem-sucedida de Salvador, abrimos uma possibilidade para os sistemas de saúde da nossa região, discutindo soluções para nossa realidade”, completa Luiz Ronaldo.
 

Postagens Relacionadas

FSFX orienta quanto às principais orientações de saúde para os dias de calor extremo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta…
A atividade melhora o condicionamento físico, auxilia no controle de peso e nos sintomas causados pela ansiedade e estresse. Uma modalidade esportiva que combina…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo