As inscrições podem ser realizadas até quinta, no Serviço Social da Unidade I do Hospital
Com o propósito de capacitar os voluntários, colaboradores e comunidade, o Hospital Márcio Cunha (HMC) promove, neste sábado (24), o 31º Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde. O tema Eu vim para servir busca causar reflexões sobre as ações e as possíveis melhorias para o paciente quando se realiza uma visita pastoral. O evento promoverá um momento de interação e troca de experiências entre os participantes e palestrantes.
O evento acontecerá no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga, das 7h30 às 17h. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, pessoalmente no Serviço Social da Unidade I do Hospital Márcio Cunha, das 7h às 19h. Para a comunidade, é necessário pagar uma taxa de participação, no valor de R$ 10,00, além da doação de um novelo de lã. Já os colaboradores do HMC e da Fundação São Francisco Xavier estão isentos dessa taxa. A doação de um novelo de lã faz parte da campanha de confecção de sapatinhos para os idosos e a produção de toucas destinadas aos pacientes internados, que fazem tratamento dialítico e também para os que estão em tratamento oncológico, explica a assistente social, Lívia Linhares Costa.
Ana Rosa dos Santos, gerente de Assistência do HMC, será a responsável pela abertura do evento. A programação contará com as seguintes palestras: Eu vim para servir e Assistência espiritual aos doentes: o que fazer e como fazer ambas ministradas pelo padre Anísio Baldessin; Uma experiência de cuidado humano, conduzida pela enfermeira da Casa do Cuidado Humano, Vânia Ferreira Costa; Câncer: É preciso falar realizada pelo médico oncologista Pedro Paulo Lopes de Oliveira Júnior. Além disso, haverá o depoimento de uma ex-paciente do HMC, a apresentação de teatro do Grupo da Pastoral da Saúde e uma missa celebrada pelo Padre Raimundo Vieira da Rocha, capelão do HMC.
O Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde é uma parceria entre o Hospital Márcio Cunha, a Fundação São Francisco Xavier e a Pastoral da Saúde, convidam todos a refletirem sobre a importância do cuidado humano em uma situação de maior vulnerabilidade, no caso, a doença.