Na última semana o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), realizou mais uma edição do mutirão de cirurgias ginecológicas. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, beneficiou 59 mulheres nesta edição.
Essa foi a quarta edição da iniciativa, totalizando 162 mulheres operadas entre os meses de maio e setembro deste ano. Durante os três dias foram realizados vários procedimentos cirúrgicos, dentre eles: histerectomia total, histerectomia vaginal, tratamento cirúrgico de incontinência urinária, histeroscopia, colpoperineoplastia, laqueadura tubária, exérese de cisto vaginal, miomectomia, ooforectomia e hipertrofia dos pequenos lábios.
Antes de serem submetidas às cirurgias, as pacientes passaram por um processo de avaliação no HMCC, incluindo consultas multidisciplinares, exames clínicos e diagnósticos, todos viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos esses procedimentos visam garantir a saúde e bem-estar das pacientes. “Penso que todo ser humano tem como missão ajudar ao próximo. Como médico temos o dever de melhorar a vida de quem nos pede ajuda. E com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores cirúrgicos, anestesistas, e o administrativo hospitalar, todos na mesma direção, no caminho do bem, podemos fazer a diferença”, destaca o médico Maurício Bechara Noviello, responsável pelas cirurgias do mutirão.