Hospital Márcio Cunha abre primeira unidade de Oncologia Pediátrica do Leste de Minas

Fundação São Francisco Xavier investiu R$ 25 milhões na inauguração de cinco novos setores no hospital, ampliando a assistência à comunidade

O evento de inauguração reuniu representantes de empresas, municípios e entidades da região, além de profissionais do HMC
O evento de inauguração reuniu representantes de empresas, municípios e entidades da região, além de profissionais do HMC

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e a Usiminas inauguram nesta quarta-feira (03/05), novas instalações do Hospital Márcio Cunha (HMC). No total, foram investidos R$ 25 milhões na estruturação da primeira unidade de Oncologia Pediátrica do Leste de Minas, na ampliação e modernização da Unidade de Oncologia e do Centro de Terapia Renal Substitutiva, e na criação do Centro de Reabilitação e da Casa das Mães. Os novos setores contam com equipamentos de ponta, infraestrutura completa e equipes multidisciplinares para o atendimento dos pacientes. Hoje, o HMC é referência para 35 cidades do Vale do Aço e região, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde, de convênios e da Usisaúde.
Para o diretor corporativo de Recursos Humanos da Usiminas e diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, as mudanças vão aumentar a oferta de tratamentos e aperfeiçoar a qualidade da assistência prestada aos pacientes. “A Fundação e o Hospital estão sempre em busca de aprimorar a experiência do cuidado e a percepção positiva dos clientes, levando para Ipatinga e região serviços assistenciais que antes eram exclusivos às capitais, superando as expectativas dos clientes. Essa é mais um importante marco na história de excelência e compromisso com a saúde, unindo tecnologia e humanização”.
Os novos setores foram viabilizados com recursos da própria instituição, do governo federal e estadual e também de 23 empresas parceiras, que contribuíram por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e, ainda, do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde dos Pacientes com Deficiência (Pronas/PCD), que possibilita a destinação de recursos por meio de deduções do Imposto de Renda. “Temos um modelo de gestão eficiente, capaz de viabilizar uma atuação parceira e conjunta com o poder público e com várias empresas da região em torno de um mesmo propósito. O resultado é que, mesmo em um cenário de crise, conseguimos manter os investimentos e ampliar o atendimento à população”, avalia Ramos.
Reforços contra o câncer
A Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha será referência para o tratamento de crianças e adolescentes de 85 municípios do Leste de Minas
A Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha será referência para o tratamento de crianças e adolescentes de 85 municípios do Leste de Minas

A Unidade de Oncologia Pediátrica é um grande exemplo nesse sentido. Instalada na unidade II do HMC, no bairro Bom Retiro, o novo setor ampliará o serviço, agora em um espaço exclusivo e ainda mais humanizado. São 10 leitos de internação, além de sala de infusão com poltronas para quimioterapia, brinquedoteca e suporte de equipe multiprofissional.  A estruturação da Unidade de Oncologia Pediátrica atenderá 85 municípios que compõem a macrorregião Leste, com população aproximada de 1,47 milhões de habitantes.
O atendimento a adultos também ganhou reforço, com a modernização da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, no bairro Ferroviários. Referência para pacientes adultos de 35 cidades, a unidade foi ampliada e agora ocupa uma área total de cerca de 3 mil m². Os principais destaques são a expansão da sala de quimioterapias, com 43 novas poltronas, e a construção e reforma dos dois bunkers para a instalação dos novos aceleradores lineares. Esse equipamento possibilita a realização de modernas técnicas de radioterapia, eliminando as filas de espera. A atualização no parque tecnológico permitiu, ainda, o acesso a novas modalidades de tratamento, como a radiocirurgia, a braquiterapia e a radioterapia de intensidade modulada (IMRT). Hoje, a Unidade de Oncologia do HMC atende a 95% dos seus pacientes pelo SUS.
Ampliando oportunidades
Além da Oncologia, o Centro de Terapia Renal Substitutiva também passou por ampliação. O espaço também foi melhorado e ganhou 31 novas máquinas de hemodiálise, passando a operar com 74 equipamentos.
Os investimentos contemplam, ainda, a criação de um Centro de Reabilitação, totalmente dedicado aos pacientes do SUS. No local, o serviço ambulatorial é realizado por uma equipe multidisciplinar que atende pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos, avaliando suas perdas funcionais e estimulando o seu desenvolvimento e recuperação, mesmo após a alta hospitalar. O HMC é o primeiro hospital geral do leste de minas e um dos poucos do estado a ofertar esse serviço.
Já a Casa das Mães será um ambiente pensado para o acolhimento de gestantes prestes a darem a luz e de mães cujos filhos recém-nascidos estão internados na UTI Neonatal. O local – anexo à Maternidade do HMC – com sala de estar, quartos com 10 acomodações, copa, banheiros e serviço de alimentação e hotelaria, garante apoio e conforto para mulheres que moram em cidades distantes e/ou que passam por uma gestação de alto risco.
Usiminas e a FSFX
Sergio Leite, presidente da Usiminas e Adriana Araújo Ramos, subsecretária de Inovação e Logística em Saúde do Estado de Minas Gerais (à esquerda) conheceram a unidade junto com Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX; Jésus Nascimento, vice-prefeito de Ipatinga; e Mauro Oscar Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da FSFX
Sergio Leite, presidente da Usiminas e Adriana Araújo Ramos, subsecretária de Inovação e Logística em Saúde do Estado de Minas Gerais (ao centro) conheceram a unidade junto com Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX (atrás, à direita); Jésus Nascimento, vice-prefeito de Ipatinga; e Mauro Oscar Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da FSFX

A Fundação São Francisco Xavier foi criada pela Usiminas em 1969, como braço social da siderúrgica nas ações de saúde e educação. Hoje, a Fundação tem atuação independente, ao mesmo tempo em que mantém com a Usiminas uma relação de confiança.  “A Usiminas se orgulha por ser hoje a principal cliente da Fundação e uma das parceiras na viabilização desses empreendimentos. É assim, com responsabilidade social e de forma sustentável, que contribuímos para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, investindo na sociedade por meio da saúde, da educação e da cultura”, celebra Sérgio Leite, presidente da Usiminas.
Com quase cinco mil colaboradores, a instituição filantrópica administra seis unidades de negócio: o Hospital Márcio Cunha – o maior o Leste de Minas Gerais, em Ipatinga; o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira; a operadora de planos de saúde Usisaúde – uma das maiores do estado com 144 mil vidas; um Centro de Odontologia Integrada; o Colégio São Francisco Xavier; e o Serviço de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional FSFX, que atende a mais de 100 mil vidas de grandes empresas do país. Para saber mais, acesse www.www.www.fsfx.com.br.
 

Postagens Relacionadas

FSFX orienta quanto às principais orientações de saúde para os dias de calor extremo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta…
A atividade melhora o condicionamento físico, auxilia no controle de peso e nos sintomas causados pela ansiedade e estresse. Uma modalidade esportiva que combina…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo