Hospital Márcio Cunha é recertificado ONA – Nível de Excelência

O Hospital Márcio Cunha (HMC), primeiro hospital do país a conquistar a Acreditação com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2003, recebeu nesta semana a homologação da recertificação pela Instituição Acreditadora DNV.

Durante a auditoria externa realizada no início de outubro, os avaliadores analisaram os processos assistenciais, administrativos e de apoio; visitaram os setores das Unidades I, II e Oncologia; avaliaram a adequação e o cumprimento de normas, procedimentos e protocolos e ouviram, ainda, os diretores, gestores, colaboradores e clientes.

A Acreditação ONA é um processo voluntário e amplo que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços prestados por uma instituição de saúde. Para obter a certificação é preciso evidenciar o cumprimento das melhores práticas assistenciais e de gestão, seguindo critérios que envolvem desde estrutura física e organização de um hospital até a capacitação dos profissionais e a qualidade e segurança dos serviços prestados.

O Márcio Cunha estabeleceu um modelo de excelência em gestão com foco na qualidade assistencial e segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, sendo certificado também pela norma internacional DIAS – Det Norske Veritas International Accreditation Standard e reconhecido pela Revista Newsweek como um dos melhores hospitais do Brasil.

A gerente de Qualidade da FSFX, Renata Guerra, reforça a importância das certificações para a melhoria dos processos assistenciais e de apoio, com impacto na sustentabilidade institucional e satisfação dos clientes. “Neste ciclo tivemos o desafio de demonstrar a adequação de nossos processos ao novo manual da ONA, mais robusto e alinhado ao cenário atual da saúde. Esta necessidade de aperfeiçoamento contínuo tem nos preparados para enfrentar as adversidades e assegurar a qualidade e segurança”, completa.

“Como o primeiro hospital a alcançar o nível máximo de uma acreditação no país, o Hospital Márcio Cunha fez história. E, para nós, manter essa acreditação durante todos esses anos só confirma que estamos no caminho certo.  Somos grandes incentivadores de práticas voltadas para a entrega de valor aos nossos clientes”, destaca o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim.

História

Já em sua primeira busca pela certificação ONA em 2003, o Hospital Márcio Cunha se destacou e conquistou o nível 3 (Acreditação com Excelência), demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. Naquela ocasião, a instituição foi avaliada pela DNV (Det Norske Veritas), uma das instituições acreditadoras credenciadas pela da ONA e contou com a participação de um observador da própria ONA. A participação deste profissional teve como objetivo assegurar a transparência do processo, uma vez que cumprir os requisitos de nível 3 era algo inédito no Brasil. Desde então, todos os anos o HMC vem passando por auditorias de recertificações e/ou manutenções, mantendo o nível 3.

O Hospital Márcio Cunha passou a ser visitado por várias instituições de saúde que buscam certificações. Vale destacar que ao longo dos anos, o manual da ONA tem se atualizado e tornado os padrões técnicos ainda mais exigentes.

Postagens Relacionadas

Procedimento realizado em Ipatinga amplia as possibilidades de tratamento do câncer de língua e reforça

A história da saúde é marcada pela dedicação de profissionais que fazem da medicina uma

Ambulatório de Alta Complexidade do Hospital Márcio Cunha já realizou mais de 11 mil atendimentos

Unidade realizou 770 internações no primeiro semestre de 2026, sendo 452 pacientes atendidos pelo Sistema

Avanços no tratamento de fatores de risco, incluindo o uso de medicamentos ampliam as possibilidades

Unidades são referência regional no cuidado de recém-nascidos e crianças em estado crítico e registram

Rolar para cima
Acessar o conteúdo