Hospital Márcio Cunha promove Simpósio de Fisioterapia 3

IMG_6841Fisioterapeutas, universitários e profissionais de outras disciplinas da área da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, estarão presentes no primeiro Simpósio de Fisioterapia do Hospital Márcio Cunha. Com o tema “Estratégias Fisioterapêuticas no Paciente Crítico”, o evento acontecerá no dia 04 de outubro, das 8h às 18h, no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, MG. As vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados podem entrar em contato diretamente com o Núcleo de Excelência em Fisioterapia Hospitalar (Nefih), responsável pela realização do evento, pelo email eventos@nefih.com.br ou pelos telefones (31) 3829-9637 e 8785-3517.
O evento terá a presença de fisioterapeutas com larga experiência e trabalhos relevantes em hospitais e instituições de referência no país e no exterior. As palestras abordarão temas como Mobilização precoce nos pacientes nas UTIs Neonatal e Adulto; a atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos; Estratégias ventilatórias em paciente com doença neuromuscular, como a Esclerose Lateral Amiotrófica; Ventilação Não-invasiva e Tecnologias a serviço da Fisioterapia.
A fisioterapia hospitalar é hoje responsável por processos fundamentais em hospitais de alta complexidade, como ventilação mecânica invasiva e não-invasiva. “Não perdendo o foco da profissão, a fisioterapia hospitalar tem a responsabilidade de promover a mobilização precoce de paciente de alto risco. Por isso, desde a sua criação, o Nefih tem em sua missão investir na educação continuada, fomentando o estudo e a aplicação de condutas baseadas em evidência científica. O simpósio em fisioterapia hospitalar é a realização de um sonho e tem como objetivo promover a troca de informações com hospitais e profissionais de referência, além de estimular acadêmicos para despertar o interesse específico nessa área”, explica o coordenador do Nefih, Roberto Martins de Andrade.
O papel inovador do fisioterapeuta junto aos demais membros da equipe multidisciplinar que atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Márcio Cunha é notável para a aplicação de técnicas que contribuem para a melhora acelerada e a consequente desospitalização do paciente. De 2008 para 2014, o número de fisioterapeutas na instituição saltou de 4 para 41. “Sem dúvidas, o trabalho de parceria com a Fisioterapia possibilitou ao Márcio Cunha padronizar processos importantes para a segurança assistencial dentro do hospital, diminuindo riscos aos pacientes”, pontua o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar Souza Lima.
 

Postagens Relacionadas

FSFX orienta quanto às principais orientações de saúde para os dias de calor extremo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta…
A atividade melhora o condicionamento físico, auxilia no controle de peso e nos sintomas causados pela ansiedade e estresse. Uma modalidade esportiva que combina…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo