Hospital Municipal Carlos Chagas realiza captação de órgãos após protocolo de morte encefálica

Na última quinta-feira, dia 18 de abril, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, em Itabira recebeu a equipe do MG Transplantes, pela primeira vez, para uma captação de órgãos.

A equipe do HMCC cumpriu rigorosamente cada etapa exigida, após fechar mais um protocolo de morte encefálica, seguindo em conformidade com a legislação federal e sob a supervisão do MG Transplantes, órgão estadual responsável pela regulação dos casos de morte encefálica e doação de órgãos em Minas Gerais.

Essa captação ratifica as condições clínicas, técnicas e tecnológicas que o Hospital Municipal Carlos Chagas possui para dar o diagnóstico de morte encefálica e possibilitar tais atendimentos de alta complexidade, integrando-o à rede do MG Transplantes, ressalta Juliano Ferreira, coordenador da UTI do HMCC. Uma equipe de cirurgiões do MG Transplantes esteve presente na Instituição para auxiliar na captação de córneas e rins, de um paciente o qual a família autorizou a doação. Após a captação, esses órgãos foram encaminhados para pacientes na fila de espera do MG Transplantes.

“É a primeira vez, na história do HMCC, que uma equipe de cirurgiões do MG Transplantes vem para realizar a captação dos órgãos. Foi um momento de muita emoção para os colaboradores que participaram do momento, de saber que por meio dessa ação, é possível proporcionar a melhoria da qualidade de vida para outras pessoas. A agitação, a empolgação e a esperança que pairavam no ar da UTI, do bloco cirúrgico e de toda a unidade naquele momento eram inexplicáveis”, afirmou a enfermeira supervisora da UTI do HMCC, Daniela Torres.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo