Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer são doenças crônicas e incuráveis, mas podem ter sintomas reduzidos com a descoberta precoce

Fevereiro Roxo é voltado para a conscientização dessas três doenças. Quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores as chances de tratamento eficaz, com mais conforto e qualidade de vida ao paciente

As doenças crônicas são um problema de saúde pública. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% da população brasileira possui pelo menos alguma patologia crônica. A Campanha Fevereiro Roxo traz um alerta para três doenças distintas: lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.  Essas comorbidades têm em comum o fato de serem crônicas, ou seja, de duração prolongada, e incuráveis.

Apesar de distintas, as doenças envolvidas no Fevereiro Roxo possuem medidas preventivas em comum. Dentre elas estão a necessidade de realizar exercício físico diário, manter uma boa alimentação, ter cuidados com a saúde psicoemocional e manter consultas preventivas em dia.

O médico de família da Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier, Rúbio Adan de Andrade, explica que as medidas de prevenção são fundamentais, e o diagnóstico tardio pode impactar a qualidade de vida do paciente. “É muito importante a prevenção e ter conhecimento dos sintomas, para procurar atendimento médico especializado e ter o diagnóstico precoce. Embora a medicina ainda não tenha cura para as doenças crônicas, é possível, com o tratamento adequado, dar mais conforto e qualidade de vida ao paciente”, ressalta.

Atualmente existem tratamentos e medicações que podem amenizar os sintomas e retardar as fases mais avançadas das doenças. “O quanto antes o paciente descobrir que tem uma doença, melhor será o apoio que a medicina pode oferecer. Não é porque não tem cura que não deve ser tratado. As pessoas devem e merecem viver com qualidade de vida”, pontua o médico de família.

 

 

 

Atenção Primária

A Atenção Primária é uma das formas de garantir a prevenção da progressão de diversas doenças.

O programa Usifamília, da operadora Usisaúde, é uma forma de cuidado baseada no modelo assistencial da Atenção Primária à Saúde, conhecida e utilizada internacionalmente, em países como Inglaterra, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos.

Este modelo visa trazer uma visão diferente do cuidado. O serviço responde de forma contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde dos beneficiários, integrando ações curativas, preventivas e de promoção da saúde.

“O programa busca compreender o contexto social em que o paciente está inserido. É um serviço de saúde centrado no paciente e em suas necessidades, retomando o conceito de medicina de família, que é uma especialidade que se dedica a cuidar de toda a família em todas as fases da vida. Com o atendimento de atenção primária, o diagnóstico precoce pode ser mais facilmente realizado e, assim, retardar a progressão de doenças”, explica o médico de família.

 

Doenças crônicas

Doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) matam cerca de 41 milhões de pessoas por ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, o diagnóstico precoce faz com que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes para reduzir a intensidade dos sintomas, trazer mais qualidade de vida e reduzir a velocidade de progressão dos sintomas.

 

Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória não contagiosa de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo gera danos aos seus órgãos e tecidos. Ele é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações, por exemplo. A doença envolve fatores genéticos, hormonais, imunológicos e ambientais.

Ele afeta, principalmente, mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com o risco mais elevado durante a idade fértil. Entre os sintomas mais comuns da doença estão alterações na pele, dores articulares e cansaço.

 

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Aliado a dor, a fibromialgia desencadeia sintomas como cansaço, sono alterado, alterações de memória, na atenção, ansiedade, depressão e disfunções intestinais.

Assim como o lúpus, há maior acometimento do sexo feminino. Ainda são desconhecidas as causas da doença. É frequente a associação com transtornos de humor e ansiedade. O tratamento envolve o uso de medicamentos para melhora do quadro álgico, regulação do sono e redução da fadiga, além de atividade física regular e psicoterapia.

 

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença crônica neurodegenerativa, progressiva e que afeta, em sua maioria, idosos acima de 65 anos de idade, resultando em alterações de memória, percepção do mundo e linguagem. Traz impactos no comportamento, na interação social, na cognição, na personalidade e no humor do portador da doença, comprometendo suas atividades de vida diária.

 

Sobre a Usisaúde

A Usisaúde é uma operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier, que atua no segmento de saúde suplementar, ofertando planos de assistência médica, odontológica, saúde ocupacional e transporte aeromédico em vários estados brasileiros. Com 30 anos de mercado, é a maior operadora filantrópica do país e a mais renomada no Vale do Aço, com 60% de participação de mercado na região. Por cinco anos consecutivos, a Usisaúde recebe a nota máxima do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), principal avaliação das operadoras de planos de saúde, feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É pioneira no estado a alcançar a certificação norma ISO 9001, e em 2022, foi certificada na RN 507 – Nível II (prata), norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo