Mutirão de cirurgias ginecológicas no Hospital Municipal Carlos Chagas alivia filas de espera e restaura saúde feminina

Com uma equipe de seis cirurgiões, evento beneficiou 50 pacientes

 

O Hospital Municipal Carlos Chagas, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) promoveu, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, mais um mutirão de cirurgias com a realização de diversos procedimentos ginecológicos, como histeroscopias, histerectomias, sling, laqueaduras e exérese de cistos vaginais. A iniciativa mobilizou seis médicos cirurgiões e beneficiou 50 pacientes. A iniciativa foi coordenada pela equipe dos médicos cirurgiões, Maurício Bechara Noviello e Admário Santos, em parceria com todo o time de colaboradores do HMCC.

Os procedimentos foram realizados durante três dias consecutivos, iniciando na última quinta-feira, 2 de maio, com métodos via convencional ou por vídeo. O objetivo do mutirão foi restabelecer a saúde e o bem-estar de mulheres que aguardavam pelas cirurgias, reduzindo as filas de espera.

Segundo Maurício Bechara Noviello, cirurgião ginecológico do HMCC, o mutirão é de grande importância para agilizar cirurgias de mulheres que estão há anos esperando. “Em três dias, nós conseguimos fazer em torno de 50 cirurgias, o que demoraria um ano para se realizar eletivamente.”

Antes de ir para o bloco cirúrgico, cada paciente passou por consultas com anestesiologistas para realizarem os exames de pré-operatório e risco anestésico. Em seguida, por consultas de revisão com apresentação de exames de imagem e laboratorial, bem como avaliação dos ginecologistas preceptores. Segundo Maurício, a preparação para o mutirão iniciou meses antes. “Existe toda uma logística. Nós, cirurgiões, equipe do bloco cirúrgico e do setor administrativo nos preparamos muito. Tudo tem que ser alinhado e andar lado a lado para que não falte nenhum exame ou material. Realizamos cerca de 20 cirurgias por dia”, completa.

Este não é o primeiro esforço do Hospital nesse sentido. Em 2022, também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado o 1º Mutirão de Ginecologia, beneficiando mais de 50 mulheres que há anos aguardavam por procedimentos ginecológicos, todos pelo SUS.

A gerente do Hospital Municipal Carlos Chagas, Luciana Soares Costa, comemora o sucesso da iniciativa. “Estamos orgulhosos de poder ajudar essas mulheres a realizarem procedimentos tão importantes para a saúde ginecológica. Muitas esperam anos por essa oportunidade. É muito gratificante ouvir as pacientes no pós-operatório falarem que esse momento é o marco inicial para uma nova vida. Agradecemos à prefeitura e à Secretaria de Saúde de Itabira que contribuíram para a execução dos procedimentos e trabalharam em conjunto com as equipes do HMCC para oferecermos assistência, tecnologia e conforto a essas pacientes”, celebra.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo