Durante o período do início do inverno é comum que o tempo fique mais seco e é nessa época que os casos de conjuntivite se tornam mais comuns. Pensando nos cuidados especiais com os olhos, em manter a sua saúde plena e a boa visão, que a Fundação São Francisco Xavier, em parceria com a Usiminas, lança a campanha Não Compartilhe a Conjuntivite. A doença é uma das mais comuns à população devido ao caráter contagioso, espalhando-se com muita facilidade. Por isso, é importante tratá-la de forma correta. Por mais simples que seja a conjuntivite é importante fazer um tratamento adequado, pois ela pode acometer a córnea e comprometer a qualidade da visão. Como têm agentes causadores diferentes, cada conjuntivite requer um tipo de cuidado. Por isso, é importante ter o diagnóstico correto para saber o tratamento recomendado para o seu caso. Em nenhuma hipótese recorra à automedicação para resolver o problema. Alguns colírios são contraindicados porque podem agravar os sintomas e até mesmo causar complicações, explica o oftalmologista da Fundação São Francisco Xavier, Silas Machado Franco Júnior.
Só um profissional pode indicar o tratamento adequado para a conjuntivite, mas algumas medidas podem ser tomadas rapidamente para minimizar desconfortos e evitar complicações. No menor sinal de irritação nos olhos suspenda imediatamente o uso de lentes de contato. Faça compressas usando gaze com soro fisiológico ou água gelada filtrada ou fervida e lave bem as mãos sempre que tocar nos olhos, indica o oftalmologista.
Entenda mais sobre a conjuntivite:
A inflamação atinge a conjuntiva, membrana transparente que cobre os olhos, e se caracteriza pelas formas viral, bacteriana e alérgica. Todas elas causam grande incômodo, provocando coceira, secreções, vermelhidão e/ou inchaço das pálpebras, sensação de areia nos olhos, além de sensibilidade a claridade, e costumam durar entre uma semana a 20 dias.
Saiba o que fazer para se prevenir:
– Lave as mãos com frequência e evite levá-las aos olhos;
– Não use toalhas de rosto em locais públicos;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como lençóis, talheres, travesseiros e toalhas;
– Não compartilhe cosméticos utilizados na região dos olhos;
– Evite frequentar piscinas, ambientes fechados ou com grande quantidade de pessoas;
– Sempre use óculos de proteção quando for nadar;
– Não encoste o frasco do colírio ou qualquer medicamento que estiver utilizando nos olhos;
– Não use colírios ou outros medicamentos prescritos para outras pessoas.
Ainda que seja difícil eliminar as chances de contrair conjuntivite, práticas simples no dia-a-dia podem ajudar a prevenir e evitar a propagação da doença.