O Grupo de Voluntários da Fundação São Francisco Xavier promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães, na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. A iniciativa realizada em parceria com a Gerência e equipe multidisciplinar da unidade foi a primeira intervenção oficial do grupo.
No total, 23 voluntários cantaram, conversaram e realizaram o belo trabalho de humanização com os pacientes e acompanhantes, que se emocionaram. Além disso, as mães que estavam na unidade foram presenteadas com lembrancinhas confeccionadas pela equipe multidisciplinar. Isso abre o nosso coração, graças ao carinho maravilhoso que recebemos. Eu luto contra o câncer e este trabalho de humanização é um grande aliado ao meu tratamento, conta a paciente Raimunda Conceição de Barros Barcelos, de 71 anos, que é mãe de dois filhos e trata o câncer há cinco anos na Oncologia.
Segundo a gerente de oncologia, Ledvânia Chaves Ribeiro, a manifestação de carinho e a valorização do paciente são fundamentais para o tratamento. A Fundação possui um carinho enorme com todos os pacientes acolhidos. A cultura do afeto, cuidado e amor faz parte dos nossos colaboradores e é passada a todos que necessitam de nossa assistência.
Outro momento cativante foi a reação da paciente e mãe de três filhos Cristina Maria de Oliveira Silva, de 64 anos. O choro de emoção e a lembrança da família tomou conta do momento. Isso me dá mais vontade de viver, me estimula e traz um sorriso no meu rosto. É um gesto lindo e um trabalho muito bonito. Ser mãe é difícil, ter câncer também é, mas nada me impede de lutar, afirma a paciente, que está em tratamento há três anos.
O sucesso obtido pela primeira ação oficial do Grupo de Voluntários FSFX já desperta o planejamento de mais trabalhos de humanização como esse. A líder do grupo, Gabriela Santos Boy, já projeta o futuro e reforça a importância desta atividade para os colaboradores A ação é muito gratificante para os voluntários. Porque nós crescemos pessoalmente com nossos atos, nos emocionamos e somos presenteados com a alegria do paciente.