Oito anos de excelência em saúde: FSFX transforma Hospital Carlos Chagas em referência regional

Com gestão dedicada à assistência humanizada e inovação médica, Fundação São Francisco Xavier comemora oito anos a frente do HMCC

 

Neste mês de abril, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) celebra oito anos de gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, região leste de Minas Gerais. Classificado como hospital geral e referência para uma população de 225 mil habitantes dos 13 municípios da microrregião onde está inserido, o hospital é destinado exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em termos de assistência, no último ano a unidade atendeu um pouco mais de 27.000 pacientes/dia nas áreas de média complexidade, ambulatório, internação, UTI, centro cirúrgico, tratamentos de hemodiálise de agudos e serviços de diagnósticos. O HMCC disponibiliza 105 leitos e é responsável por 55% das internações no município, que abrangem também pacientes de regiões vizinhas. Uma das principais características da gestão da Fundação São Francisco Xavier é a assistência humanizada. Uma pesquisa realizada pela FSFX em 2023 apontou que 84% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento recebido na unidade, alcançando números superiores a hospitais de grandes centros. Os resultados alcançados nestes oito anos refletem a excelência do trabalho realizado pela equipe da Fundação.

 

Destaque em assistência humanizada

A parceria entre a Fundação São Francisco Xavier e o Hospital Municipal Carlos Chagas registrou, nestes oito anos, cerca de 34 mil internações. O HMCC é, ainda, referência no incentivo ao parto normal visando o bem-estar materno e infantil. Durante a gestão da FSFX, o hospital realizou mais de 8.800 partos, sendo que mais de 56% deles foram partos normais. Em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Itabira, a unidade realiza ações que buscam ampliar o conhecimento das gestantes para os benefícios do parto natural através do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. O projeto visa promover a educação e orientações abrangentes às gestantes e seus familiares sobre a importância dos cuidados no pré-natal, parto seguro, amamentação, cuidados com o recém-nascido, medicação, imunoprevenção (prevenção de doenças), entre outros temas pertinentes à gestação.

Na maternidade do HMCC, as mães e pais recebem todas as informações e encaminhamentos necessários para fazer, com os recém-nascidos, os testes do coraçãozinho, olhinho, orelhinha e pezinho, realizados no próprio Hospital, e neste período, foram cerca de 8.487 testes da orelhinha. E, em complemento, a partir de 2023, o HMCC passou a realizar o exame BERA em recém-nascidos que apresentaram Emissões Otoacústicas alteradas no teste da orelhinha. O procedimento avalia a função das vias auditivas e detalha os níveis de audição de forma objetiva, indicado em casos de risco de perda auditiva e em condições genéticas como a Síndrome de Down.

Nestes oito anos de gestão da FSFX, foram mais de 17.361 cirurgias, entre elas a 1ª cirurgia por vídeo para retirada de vesícula de Itabira. O procedimento de colecistectomia por videolaparoscopia foi realizado em uma criança de cinco anos, por meio de um Mutirão Infantil, realizado quinzenalmente na unidade.

Segundo Luciana Soares, gerente do HMCC, os mutirões são realizados para reduzir as filas de espera por cirurgias. Em 2022, o Hospital Municipal Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 1º Mutirão de Ginecologia. A iniciativa alcançou mais de 50 procedimentos cirúrgicos, todos pelo SUS, em mulheres que aguardavam por procedimentos ginecológicos há anos.

Além disso, o HMCC executou pela primeira vez, no último ano, cirurgias de artroplastia de quadril e duas cirurgias inéditas de implante de prótese peniana e próstata.  Os pacientes beneficiados aguardavam na fila para serem operados em Belo Horizonte.

Para o ano de 2024, o hospital planeja continuar com o projeto e atender pacientes que estão na fila de espera para diversos procedimentos. A expectativa do HMCC e do município é que o hospital se torne ainda mais resolutivo nos procedimentos de baixa e média complexidade, reduzindo a busca pela assistência em Belo Horizonte, já que a capital não tem conseguido absorver, em tempo hábil, as demandas das microrregiões.

 

Fundação São Francisco Xavier

Criada há 54 anos, a Fundação São Francisco Xavier é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Saúde. Presente em cinco estados brasileiros e com mais de 5.500 colaboradores, a FSFX administra duas unidades hospitalares, o Hospital Márcio Cunha (HMC) em Ipatinga (MG), e o Hospital Carlos Chagas (HMCC) Itabira (MG). Com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, as unidades hospitalares contabilizam mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das unidades hospitalares, a Fundação é responsável por administrar a Usisaúde, operadora de plano de saúde que possui cerca de 200 mil vidas. Conta ainda com o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma quase 200 mil vidas sob sua gestão. Na área de educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à formação técnica.

Postagens Relacionadas

Com o objetivo de promover a inclusão e igualdade, a Fundação São Francisco Xavier segue com as inscrições abertas, até o próximo dia 2…
Os visitantes poderão conhecer mais sobre as soluções em saúde da FSFX A Fundação São Francisco Xavier está presente na FeirAço – Feira Comercial…
O Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga (MG), celebra no dia 1º de maio, 59 anos de história. Com…
Com gestão dedicada à assistência humanizada e inovação médica, Fundação São Francisco Xavier comemora oito anos a frente do HMCC   Neste mês de…
Unidade de saúde é a única com o título de UTI Cardiológica Top Performer de Minas Gerais As unidades de terapia intensiva adulto (UTIs) do Hospital…
É essencial pontuar que saúde é mais do que a ausência de doenças, é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Para…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo