Saúde da Mulher: promoção da saúde e prevenção contribuem para uma vida mais saudável

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Fundação São Francisco Xavier, por meio da médica de atenção primária da Usisaúde, reforça a importância das mulheres, em especial as adolescentes, estarem cientes da saúde preventiva.

Fundamental para evitar doenças, a promoção da saúde e a prevenção são essenciais para a garantia de uma melhor qualidade de vida. Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, são alguns dos ingredientes básicos para promoção da saúde. Além desses cuidados, é recomendável acompanhamento clínico periódico em todos os ciclos de vida.

Segundo a médica de atenção primária da Usisaúde, Dra Natália Menezes, o cuidado integral à Saúde da Mulher deve acontecer desde a infância até o envelhecimento, passando necessariamente pelo cuidado com as mulheres que estão na adolescência. “As mulheres passam por diversas transformações físicas e hormonais ao longo de toda a sua vida. Mas na adolescência, vivenciam inseguranças com as transformações do corpo e a descoberta da sexualidade, o que exige cuidados específicos”.

A saúde feminina envolve muito mais que os cuidados ginecológicos, devem ser considerados, também, o bem-estar físico, mental e social. A assistência à saúde da mulher é composta de ações educativas, incentivo aos hábitos saudáveis, gestos vacinais, atenção à saúde das adolescentes, em especial com orientações sobre planejamento reprodutivo, educação sexual e o acesso a métodos contraceptivos seguros para prevenção de possíveis IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “A vacinação de HPV é considerada a medida mais eficaz de prevenção contra a infecção e é distribuída gratuitamente pelo SUS. Atualmente, a vacina de HPV é disponível pelo SUS, para as adolescentes entre 9 e 14 anos”, ressalta a médica.

Entre outras medidas preventivas importantes para as mulheres, temos ainda o exame de Papanicolau, para rastreio do câncer de colo uterino que deve ser realizado a partir dos 25 anos de idade, repetido anualmente. Em tendo os dois últimos resultados seguidos negativos, pode-se dar intervalo e repetir a cada 3 anos. A Mamografia é outro exame recomendado pela sociedade brasileira de mastologia, que orienta que deve ser realizado a partir de 40 anos, e repetido anualmente.

Em relação à saúde ginecológica, as mulheres, em todas as fases da vida, devem ficar atentas. É importante que as mulheres tenham um profissional de referência para acompanhar desde a adolescência até a terceira idade, cuidando das alterações hormonais e emocionais que surgem ao longo da vida. A prevenção e a promoção à saúde são a melhor forma de cuidar da saúde da mulher para uma vida saudável. Manter a prática de atividade física e a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável são os principais aliados para que esse processo aconteça de forma natural e adequada.

“Prevenir é o melhor caminho para uma vida saudável e feliz”, destaca Dra. Natália.

 

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo