SBOT credencia vagas de Residência em Ortopedia do HMC

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) credenciou mais duas vagas de Residência Médica em Ortopedia do Hospital Márcio Cunha (HMC), após uma auditoria realizada no mês de outubro com integrantes da clínica da especialidade. Coordenada pelos médicos Dr. José Carlos Vilela e Dr. Jean Klay Santos, a auditoria contemplou a fiscalização das condições de trabalho, a disponibilidade de equipamentos ortopédicos, as salas de atendimento para pacientes, os registros de reuniões e grupos de estudos, além da acomodação e alimentação fornecida aos residentes.

Imagem1
Médicos da Clínica de Ortopedia e Traumatologia, residentes e superintendência do HMC se reúnem para traçar novos planos para o programa de Residência Médica

“Foi possível observar o comprometimento da equipe com a atividade de aprendizado dos residentes, a integralidade do atendimento com todas as subespecialidades da Ortopedia e o apoio institucional. O hospital conta com todos os exames necessários para a realização da boa prática médica”, pontua o auditor da SBOT, Dr. José Carlos Vilela.
De acordo com o coordenador da Clínica de Ortopedia e Traumatologia do HMC, Dr. Leonardo de Caldas Ornelas, os auditores elogiaram a organização e empenho tanto na atividade teórica como na prática junto aos pacientes de Ortopedia e Traumatologia. “Eles notaram a boa frequência dos preceptores na nossa reunião oficial semanal, assim como nos sete grupos de estudos semanais documentados nos livros de registros”, completa o coordenador.
Em 2012, o Programa de Residência Médica do HMC contava com três vagas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela SBOT para residentes em Ortopedia e Traumatologia. Dois anos mais tarde, com a expansão do programa junto ao MEC, o Hospital Márcio Cunha conquistou o credenciamento de duas novas vagas junto ao Ministério, passando para cinco no total. Com o reconhecimento da SBOT, os residentes conquistaram mais benefícios como acesso a materiais de comunicação e pesquisa do órgão, além de facilidades e isenções para participação em congressos e cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento promovidos em todo o país, ressaltando a busca do Programa por um padrão de qualidade que atenda a todos os residentes.
Ortopedia do HMC em São Paulo
Os médicos  Leonardo de Caldas Ornelas e Luiz Henrique Vilela representaram o HMC no Congresso Brasileiro de Ortopedia Traumatologia (CBOT), em São Paulo
Os médicos Leonardo de Caldas Ornelas e Luiz Henrique Vilela representaram o HMC no Congresso Brasileiro de Ortopedia Traumatologia (CBOT), em São Paulo

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, o Hospital Márcio Cunha participou do 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia Traumatologia (CBOT), em São Paulo, que contou com a presença de aproximadamente 6 mil médicos ortopedistas. O número mostra o grande engajamento dos profissionais da área, já que representa metade dos 12 mil ortopedistas, em média, que atuam no Brasil atualmente.
O HMC foi representado pelos ortopedistas Dr. Leonardo de Ornelas Caldas, que participou como palestrante do tema “Fixação externa definitiva nas fraturas da tíbia”, e pelo coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da HMC, Dr. Luiz Henrique Vilela, responsável por moderar a mesa redonda “Instabilidade no cotovelo” no evento.
“A participação da SBOT no credenciamento duas vagas da residência médica ortopédica, o aumento do corpo clínico e a excelência em atendimento proporcionaram o Hospital Márcio Cunha maior destaque no cenário nacional e boa representatividade no congresso”, completa Dr. Luiz Henrique Vilela.
 

Postagens Relacionadas

FSFX orienta quanto às principais orientações de saúde para os dias de calor extremo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta…
A atividade melhora o condicionamento físico, auxilia no controle de peso e nos sintomas causados pela ansiedade e estresse. Uma modalidade esportiva que combina…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo