Hospital Márcio Cunha ultrapassa 30 mil procedimentos em hemodinâmica e reforça liderança regional

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), alcançou um marco expressivo: mais de 30 mil procedimentos realizados desde sua implantação, em julho de 2004. Sob a coordenação do cardiologista intervencionista, Dr. Pedro Paulo Neves de Castro, o setor consolidou-se como referência no tratamento de doenças cardiovasculares em todo o Vale do Aço.

Criado com o apoio da Fundação Zerbini, administrada pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o serviço nasceu com a missão de levar à região procedimentos de alta complexidade até então indisponíveis. A parceria foi viabilizada a partir da idealização do Dr. José Carlos Gallinari, sendo fundamental para que o HMC tornasse pioneiro na realização de procedimentos de alta complexidade na região.

Atualmente, as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil, e o HMC se destaca como o único da região do Vale do Aço com uma infraestrutura completa para o atendimento cardiológico, sendo equipamentos de última geração. Além da moderna sala de hemodinâmica, o hospital conta com unidade coronariana, equipe de cirurgia cardíaca especializada e tecnologia de ponta.

O setor é referência em cardiologia intervencionista, cirurgia endovascular, neurorradiologia intervencionista, eletrofisiologia responsável pelo tratamento de arritmias — e radiologia intervencionista. Além disso, conta com certificações de excelência como o selo UTI Top Performer e Coronariana.

Na última semana, mais um procedimento reforçou a capacidade técnica da equipe. Uma paciente em quadro de infarto agudo foi submetida ao implante de oito stents, para tratar uma grave doença arterial coronariana, com múltiplas obstruções nas artérias que irrigam o coração. “Esse tipo de intervenção só é possível graças ao investimento contínuo em tecnologia e à qualificação da equipe”, destacou o Dr. Pedro Paulo.

Com mais de duas décadas de atuação, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Márcio Cunha segue inovando e salvando vidas, sendo motivo de orgulho para a região e para a medicina mineira.

Postagens Relacionadas

O uso das chamadas canetas emagrecedoras ganhou espaço nas redes sociais, nas conversas do dia a dia e até em grupos de mensagens, sempre…
O início do ano costuma trazer uma mistura intensa de expectativas, cobranças e sentimentos contraditórios. Enquanto muitos enxergam janeiro como um período de recomeços…
Usisaúde mantém excelência nacional e conquista nota máxima da ANS pelo oitavo ano consecutivo Pelo oitavo ano consecutivo, a Usisaúde alcança um dos reconhecimentos…
O Hospital Márcio Cunha (HMC) deu um passo histórico na assistência cardiológica ao realizar um procedimento inédito na instituição: o implante de marca-passo com…
Cuidar dos rins vai muito além de manter os exames em dia. Para quem convive com a insuficiência renal, escolher o tipo de tratamento…
Com a chegada do verão, o alerta para os cuidados com a pele se torna ainda mais urgente. As altas temperaturas registradas nos últimos…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo