Colégio oferece Oficina de literatura na arte de contar histórias

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Quem passa um dia de sua vida sem comentar um fato, por mais corriqueiro que seja? Quem não tem em sua memória algum acontecimento guardado? Narrar fatos e histórias dá sentido à vida e faz parte do cotidiano de todos nós, sejamos crianças, adultos ou idosos. O Colégio São Francisco Xavier sabe bem disso, tanto que abre as portas para educadores da comunidade e demais interessados para a Oficina de literatura na arte de contar histórias.
562x338A programação inclui temas como: o que é contar histórias?; o “ser” contador de histórias; desperte o contador em você; os caminhos para expressar com sabedoria; contar brincando; leitura lúdica; tipos de história; planejando a contação; a missão de um mensageiro.
“Nessa oficina o participante irá reconhecer a ancestral arte de contar histórias através de técnicas da arte da narração, exercícios corporais, de voz, apresentação de recursos cênicos e textos que levarão à reflexão sobre o próprio imaginário, a memória afetiva e a criatividade presente em todos nós. Elaborar, compartilhar e planejar projetos literários, através de uma proposta lúdica, didática e pedagógica”, explica Susana Diniz, da Cia. Clara Rosa, responsável pela realização do curso. “A oficina é um caminho de encantamento, que fortalece histórias, revela talentos e desperta o que há de melhor entre nós”, completa.
A Oficina de literatura na arte de contar histórias do Colégio São Francisco Xavier acontece na próxima sexta, 23, na unidade do bairro Cariru, com horários para duas turmas: turma A das 8h às 11h e a turma B das 14h às 17h. Os interessados podem fazer inscrições – cujo valor é R$ 50 – na recepção principal do Colégio. Para outras informações, é só ligar 3829-9800.
Sobre os realizadores
Desde o ano de 2008, a Cia. Clara Rosa é uma companhia de trabalhos e afetos que tem por missão resgatar, difundir e valorizar a arte da narração. É ainda multiplicadora e gestora de pesquisas e atividades cênicas que enaltecem a manifestação da ancestral arte do contar histórias, através de diversas linguagens artísticas. Aliás, o talento do grupo já foi reconhecido em bienais, feiras, salões do livro e outros eventos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 

Postagens Relacionadas

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX) é um dos grandes vencedores da 5ª edição do Troféu Amigos da Filosofia, da Editora Sophos, entre 49…
Com apenas 14 anos de idade e muita agilidade no tatame, a ipatinguense Ramoni Valadares Toledo conquistou a América ao vencer o Sul-americano sub-15…
Quadro negro, giz branco, máquina de escrever, mimeógrafo, caderneta escolar. Ao mesmo tempo em que esses itens despertam curiosidade ou causam, até mesmo, certa…
A PUC Minas, em parceria com a Fundação, está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação – Master e Especialização – no Colégio São…
De acordo com o novo critério utilizado para a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos…
Em parceria com a Usiminas e a Fundação São Francisco Xavier, CSFX implanta projeto transformador para promover nos estudantes uma cultura de proteção à…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo