De acordo com o novo critério utilizado para a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Colégio São Francisco Xavier conquistou o 1º lugar entre as escolas da região. O desempenho do CSFX foi destacado, principalmente, nos resultados alcançados nas Áreas de Linguagens e de Matemática.
Ao equilibrar o porte das escolas e as análises comparativas entre elas, o Inep indica que os nossos alunos que alcançaram os melhores resultados foram crescendo em rendimento e em aprendizagem durante a trajetória acadêmica no CSFX. Ou seja, durante o processo efeito escola, com a escola contribuindo para a evolução do aluno.
Novos critérios
Em agosto de 2015, o sistema de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio por Escola trouxe planilhas com dados diferenciados para análises comparativas dos resultados do ENEM/2014.
Manutenção dos indicadores lançados em 2013:
– Porte da Escola
– Nível socioeconômico dos alunos
– Índice de formação docente
Novos Indicadores:
– Indicador de Permanência na Escola (Ensino Médio)
– Taxas de Rendimento Escolar (Ensino Médio)
Essa informação sobre as escolas é importante para que conheçamos aquelas que oferecem educação de qualidade durante todo o Ensino Médio e aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3º Ano, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Chico Soares.
Resultados possíveis para consulta:
O desempenho médio da escola em cada uma das cinco Áreas do Conhecimento: Redação, Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho, em cada uma das Áreas do Conhecimento.
O desempenho médio geral da escola (sem a nota da Redação e com a nota da Redação).
O ranking geral, contabilizando os resultados de todas as escolas participantes, não levando em consideração os Portes das Escolas (número total de alunos participantes do exame).
Novo critério para as análises comparativas mais justas e equilibradas:
Apresentação da média dos 30 melhores alunos de cada escola (vide Anexos 1, 2 e 3). Isso viabiliza uma comparação mais equilibrada entre escolas de diferentes tamanhos, esclarece Soares. Percebendo o uso do resultado no ENEM para ações mercadológicas e, até mesmo, artimanhas jurídicas (criação de um novo CNPJ e separação de alunos, dentro de uma mesma escola), o INEP lança, assim, uma nova ferramenta de consulta de dados/resultados, que tende a ser mais justa e igualitária, para o momento das análises comparativas: MÉDIA DOS 30 MELHORES ALUNOS DA ESCOLA.
CONSIDERAÇÕES OFICIAIS DO INEP
Fonte: http://portal.inep.gov.br
Notícia divulgada em 05/08/2015
Clique aqui para visualizar o resultado do CSFX no ENEM 2014