Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, mais uma vez, o Hospital Márcio Cunha (HMC) estimula a doação e reforça a importância de salvar vidas. Graças a essa ação, é possível contribuir com o trabalho do corpo clínico do hospital para a realização de transplantes e cirurgias de grande porte, viabilizando também o atendimento a pacientes que precisam de transfusões, de tratamento oncológico e a assistência às gestantes de alto risco.
Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, foram coletadas 3,7 milhões de bolsas de sangue em todo o país, 200 mil a mais que em 2013, o que representa uma alta de 4,55%. Já as transfusões cresceram 6,8% no mesmo período (3,3 milhões em 2014 contra 3 milhões em 2013). Contudo, em termos gerais, somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue, bem abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas, que considera “ideal” uma taxa entre 3% a 5%.
Nesse sentido, o trabalho de conscientização da população é de suma importância para o crescimento desse belo gesto. De acordo com as regras do Ministério da Saúde, a doação deve ser voluntária e não pode haver nenhum tipo de remuneração ao doador.
Hemoterapia do HMC
Após uma bela reforma, a Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha está proporcionando maior conforto aos doadores e aos colaboradores que atuam nesse setor. As mudanças na sala de doação, que ganhou mais poltronas e novas TVs, e na sala de lanche, além das reformas no piso, no teto e na iluminação, tornaram o ambiente mais aconchegante. Tudo isso contribui para atrair e acolher um número maior de doadores de sangue, novos ou que já experimentaram este gesto de solidariedade.
A capacidade dos pontos de coleta da Hemoterapia do HMC foi duplicada. Isso faz com que o doador doe mais rápido e volte com frequência, conta Marcos Aurélio Mergh Murer, médico hematologista.
Critérios para doação
Para doar o voluntário deve se encontrar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, pesar mais de 52kg, ter comportamento sexual seguro, possuir entre 16 e 69 anos e apresentar um documento com foto no ato da doação. Menores de idade devem procurar a unidade acompanhado de um responsável ou levar um termo de consentimento assinado.
É um impedimento temporário para doação de sangue, pessoas que contraíram dengue ou outras arboviroses recentemente. Neste caso, será necessário aguardar um período de 30 dias para realizar a doação.
O Hospital Márcio Cunha conta com o apoio e solidariedade da população em somar no equilíbrio da hemoterapia do HMC. Doar sangue é um ato seguro que salva vidas!
Horários e contatos para o agendamento:
HMC: segunda a sexta-feira, das 7h55 às 11h e entre 13h30 e 15h30.
O agendamento geral é feito pelo telefone (31) 3829-9600 ou pelo WhatsApp (31)99686-1060. Mais informações pelo site do HMC.