Maternidade e Pediatria

Estrutura

Maternidade e Pediatria

Atualmente, o Hospital Márcio Cunha está entre os três maiores hospitais-gerais de Minas Gerais em realização de partos. Somente no último ano, foram realizados 5.670 partos, número que traduz a confiança e a segurança em cada ação.

O conforto e segurança são garantidos às futuras mamães e às suas famílias; que do pré-natal ao pós-parto, contam com o trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e muito capacitada.

Saiba mais

Conheça mais sobre os diferenciais e os procedimentos de cada uma dessas especialidades

Da gestação à hora do parto, o HMC valoriza todos os preparativos, expectativas e, principalmente, a assistência às gestantes. Por isso, é de grande importância que toda mulher faça o pré-natal, com no mínimo 6 consultas durante a gestação completa, a fim de tirar todas as dúvidas com seu médico e a equipe de enfermagem.

Os cuidados com as futuras mamães se intensificam nos momentos que antecedem o parto, nas salas de pré-parto do Centro Obstétrico. Além da presença de um acompanhante de sua escolha, a gestante conta com a presença da enfermeira assistencial especializada em Obstetrícia, que contribui diretamente na assertividade e na segurança do parto, detectando possíveis complicações de forma precoce.

A humanização se faz presente também no trabalho da equipe multidisciplinar, que auxilia as gestantes, na prática de exercícios fáceis de fazer e que ajudam para que o parto seja seguro, tranquilo e ocorra mais rápido. Entre as ações, destacam-se os exercícios de mobilização da cintura pélvica, como o de postura, cócoras, agachamento e o uso da bola de bobath; banhos mornos prolongados e as massagens abdominais. Em caso de necessidade, há ainda a disponibilização de analgesia para as mães, de acordo com a evolução do parto.

O Centro Obstétrico utiliza de tecnologia, além de contar com médicos e enfermeiras especialistas para realizar procedimentos obstétricos de diversos níveis de complexidade. O HMC possui modernos equipamentos cirúrgicos e anestésicos, além de ultrassonografia e cardiotocógrafo, o monitor que avalia a vitalidade fetal.

Além dos partos normais e cesáreos, o Centro Obstétrico atende também gestantes com complicações na gravidez e tratamentos ginecológicos delicados; como curetagem, atendimento a mulheres vítimas de traumas e/ou agressões físicas e violência sexual. Por isso, o Centro Obstétrico realiza o acolhimento com classificação de risco, atendendo a todos os casos com prioridade para os mais urgentes.

A Fisioterapia, juntamente com a equipe multidisciplinar, desenvolve um trabalho de acompanhamento das gestantes de alto risco, minimizando os agravos e desconfortos provenientes do quadro clínico da paciente, preservando a integridade e a saúde da gestante e do seu filho.

O HMC e a Usisaúde unem esforços para levar mais informações às futuras mamães em relação a derrubar os mitos e medos com a campanha Parto Normal: a opção natural, além de ressaltar as vantagens dessa escolha.

Para a ciência, já está comprovado que o procedimento natural está associado a uma série de benefícios para a mãe, tais como:

  • Um menor número de complicações,
  • Um menor risco de hemorragia e infecção,
  • Uma recuperação mais rápida,
  • retorno da estética corporal em menor tempo,
  • Menos dor no pós-parto,
  • Uma maior facilidade para a descida do leite,
  • Além do contato mais rápido com o recém-nascido.

Para o bebê, há ainda a maior chance de ele assumir o processo respiratório com mais rapidez, pois participa ativamente do processo. Por ser um parto fisiológico, a criança tem melhores condições de nascer bem, pois ela mesma indica o momento mais propício para o nascimento; e, segundo os médicos, isso deve ser sempre preferido.

Apesar do parto normal ser o meio mais recomendado, em algumas situações, o parto cesáreo pode ser necessário. Porém, esse tipo de intervenção cirúrgica deve ser indicado pelo médico para condições específicas, e não apenas pela conveniência da mulher.

A cesariana é indicada pelo obstetra quando o parto normal não está evoluindo e em outras situações definidas pelos protocolos da instituição. Cabe ao médico especialista da paciente fazer essa indicação e avaliar a necessidade ou não da cesárea. Em caso de intercorrência e com indicação médica, o Hospital Márcio Cunha assegura a cesariana em tempo hábil e por uma equipe capacitada.

As novas mamães têm a tranquilidade de contar com a prática do Alojamento Conjunto no Hospital Márcio Cunha.

Segundo o Ministério da Saúde, Alojamento Conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio logo após o nascimento, permanece com a mãe 24h por dia num mesmo ambiente até a alta hospitalar. Isso possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à mãe sobre a saúde do binômio mãe e filho.

Mães e pais recebem ainda, todas as informações e os encaminhamentos necessários para serem feitos com os recém-nascidos: os testes do coraçãozinho, olhinho, orelhinha e pezinho, que são realizados no próprio hospital.

Para o HMC, a comodidade e o bem-estar são fatores inerentes a uma assistência prestada com qualidade.

A emissão de certidões de nascimento na Unidade Materno-Infantil (1º andar), por meio do convênio firmado com o Cartório de Registro Civil de Ipatinga, facilita o trabalho dos pais de recém-nascidos, que podem obter o documento antes mesmo da alta hospitalar; ganhando em tempo, segurança e agilidade.

A Pediatria conta com 48 leitos, sendo que 18 são apartamentos individuais, 3 de plano convênio, 21 de enfermaria e 6 de Enfermaria de Cuidados Especiais.

São admitidos pacientes desde neonatos até adolescentes de 17 anos, 11 meses e 29 dias; respeitando a determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente de que as crianças têm direito a um acompanhante durante 24 horas em caso de internação.

A equipe de enfermagem, treinada e capacitada para o cuidado e a assistência dos pacientes pediátricos, presta atendimento a esse perfil de clientes, com o apoio de pediatras com diversas especializações, como endocrinologia, cardiologia, neonatologia, cirurgia pediátrica, neurologia, psiquiatria, entre outras; e com profissionais multidisciplinares, como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas.

A Pediatria da Unidade Materno-Infantil do HMC conta ainda com a Brinquedoteca, um espaço lúdico que, a partir do trabalho de voluntários, auxilia na humanização e na recuperação das crianças.

Conheça o HMC

Sobre o
Cadastro de Doulas

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, e se refere à pessoa que orienta e assiste à mãe no parto e nos cuidados com o bebê. Tem o objetivo de oferecer suporte emocional, físico e informativo, além de conforto, encorajamento e tranquilidade durante os primeiros sinais de parto até o nascimento do bebê.

Os resultados do apoio de uma doula na equipe, vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto.

A Doula que desejar acompanhar parturientes no Hospital Márcio Cunha deverá seguir/cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ter o Certificado do Curso de Doulas;
  2. Verificar o período de abertura para o cadastramento na instituição;
  3. Imprimir, preencher e assinar o Formulário de Cadastramento da Doula, o Termo de Consentimento sobre Direitos e Deveres da Doula e Responsabilidades da Instituição.
  4. Além destes documentos, será necessária uma cópia do Certificado do Curso de Doulas, uma cópia do documento de identidade e 2 fotos 3×4.
  5. Para a entrega destes documentos a Doula deverá entrar em contato com a Supervisão do Centro Obstétrico, horário administrativo,  pelos telefones 3829-9178 ou 9379, e agendar a entrega da documentação.

Após a entrega dos documentos, a Doula receberá pelo e-mail informado a data da Ambientalização/Capacitação que será oferecida pela instituição. Neste evento será entregue o Certificado de Ambientalização/Capacitação sobre segurança hospitalar para Doulas, que será assinado pela Doula e ficará arquivado junto a sua ficha de cadastro. A participação neste evento é um requisito para a validação do cadastramento.

No dia da Ambientalização/Capacitação, a Doula receberá o documento de Autorização para entrada e realização de atividades no centro obstétrico do Hospital Márcio Cunha.

Lista de documentos para cadastro:

Este serviço é prestado por uma pessoa com certificação própria, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações de número 3221-35 do Ministério do Trabalho.

Faça seu cadastro e atue como Doula no HMC.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo