
Internação
Sobre as
Internações
O Hospital Márcio Cunha é o 6º maior hospital do Estado em números de internações pelo SUS e busca sempre oferecer o melhor cuidado aos mais de 36 mil pacientes todos os anos.
Como realizar a internação
Procure os guichês das recepções de internação com os seguintes documentos:
- É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto ou certidão de nascimento e cartão do plano de saúde.
- Menores de 18 anos e Maiores de 60 anos* deverão estar acompanhados do responsável legal e ambos com documento oficial de identificação. É obrigatória a presença de um acompanhante durante toda a internação.
- No dia da realização do procedimento é necessária a apresentação dos Termos fornecidos previamente pelo médico.
- Clientes Usisaúde devem se dirigir também aos guichês de atendimento da operadora para viabilizar a autorização.
- Clientes de demais convênios podem viabilizar a autorização na Central de Autorizações, situada na Recepção 3 da Unidade I e no guichê de atendimento na Unidade II no setor de internação eletiva.
Internação
Horários de
Acompanhamento e Visitas
Unidades de Internações HMC I
Convênio (Apartamento e Plano Enfermaria) | SUS |
1 acompanhante. Troca permitida de 7 às 20h50. | 1 acompanhante. *Conforme direito de acompanhantes aos pacientes previstos em lei. Troca permitida às 7, 13 e 19 horas. |
Convênio(Apenas para apartamento: acomodação individual) | Plano enfermaria e SUS(Acomodação compartilhada) |
3 visitantes por vez. Permitido até 5 visitantes por dia. Horário de visita de 9 às 20h50. | 1 visitante de cada vez, durante 30 minutos. Permitido até 3 visitantes por dia. Horário de visita de 14 às 18 horas. |
Unidades de Internações HMC II
Convênio (Apartamento e Plano Enfermaria) | SUS |
1 acompanhante. Troca permitida de 7 às 20 horas. | 1 acompanhante. *Conforme direito de acompanhantes aos pacientes previstos em lei. Troca permitida às 7, 13 e 19 horas. |
Convênio (Individual) |
3 visitantes por vez Horário de visita de 9h as 20h.
|
Convênio(Apenas para apartamento: acomodação individual) | Plano enfermaria e SUS(Acomodação compartilhada) |
3 visitantes por vez. Permitido até 5 visitantes por dia. Horário de visita de 9 às 21 horas. | 1 visitante de cada vez, durante 30 minutos. Permitido até 3 visitantes por dia. Horário de visita de 14 às 18 horas. |
Internação
Informações Importantes
Caros pacientes e acompanhantes,
Informamos que as refeições serão distribuídas nos horários conforme programado abaixo:
Refeição | Horário de distribuição |
Desjejum | entre 7h e 8h |
Almoço | entre 12h e 13h |
Lanche da tarde | entre 15h e 16h |
Jantar | entre 18h e 19h |
Ceia | entre 20h e 21h |
Os acompanhantes obrigatórios por lei, recebem desjejum, almoço e jantar sem custo conforme critérios abaixo:
- Acompanhantes de menores de 18 anos: Estatuto da criança e do adolescente Art. 12 lei 8069/90;
- Acompanhantes de maiores de 60 anos: Estatuto do idoso Art. 16 lei 1074/03;
- Acompanhantes de gestantes e parturientes: Legislação 11108/05;
- Acompanhantes de pacientes oncológicos: Cartilha de direitos dos pacientes oncológicos;
- Acompanhantes de pacientes com autonomia comprometida (deficiência física, psiquiátrica provisória ou definitiva).: Portaria 1820/09 do Ministério da Saúde.
Acompanhantes não contemplados nos requisitos acima, poderão adquirir refeição (almoço e jantar) com o copeiro no andar ou comprar diretamente no caixa do pronto socorro, a refeição é levada no quarto.
Os acompanhantes do SUS deverão jantar no refeitório localizado no térreo de 17:00 as 17:40.
Orientações para evitar o acúmulo de alimentos nos quartos do hospital
Para garantir a segurança e o bem-estar de todos os pacientes, é importante seguir algumas orientações sobre o consumo e armazenamento de alimentos nos quartos do hospital:
Consuma imediatamente os alimentos fornecidos: Sempre que possível, consuma os alimentos fornecidos pelo hospital logo após serem servidos. Isso ajuda a garantir que estejam frescos e seguros para o consumo.
Evite armazenar alimentos nos quartos: Não armazene alimentos nos quartos. Comidas deixadas fora da refrigeração adequada deterioram rapidamente, aumentando o risco de contaminação e doenças.
Faça o descarte correto: Descarte imediatamente qualquer alimento que não tenha sido consumido. Utilize as lixeiras disponíveis nos quartos ou solicite orientação à equipe de enfermagem sobre o descarte adequado.
Comunique-se com a equipe: Informe à equipe de enfermagem ou nutrição caso haja necessidade de alimentos especiais ou alguma restrição alimentar. Eles estão preparados para fornecer orientações e alternativas seguras.
Mantenha a higiene e limpeza: Mantenha o ambiente do quarto limpo e organizado. Evite deixar restos de alimentos ou embalagens espalhadas, pois isso pode atrair insetos e causar mau cheiro.
Evite alimentos trazidos por visitantes: Oriente os visitantes a não trazerem alimentos de fora para os pacientes, a menos que sejam autorizados pela equipe médica. Alimentos externos podem não atender aos padrões de segurança alimentar do hospital.
Seguindo essas orientações, contribuímos para um ambiente hospitalar mais seguro e saudável para todos. Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, procure a equipe de enfermagem ou nutrição.
Entregas de roupas limpas e recolhimento das roupas sujas:
- Entrega de roupas limpas: Entre 7:30 e 10:00hs
- Recolhimento de toalhas molhadas: Entre 10:00 e 11:30hs
- Recolhimento de roupas diversas: Entre 16:30 e 17:30hs
- Os fornecimento aos acompanhantes dependem de solicitação dos mesmo nas visitas das roupeiras;
- As trocas de roupas de cama são de responsabilidade da equipe de enfermagem;
- Travesseiros são de responsabilidade da equipe de enfermagem;
- Pedidos de roupas extras (cobertor, toalha, lençol) devem ser solicitados a enfermagem ou ao concierge via QR code;
- Os enxovais de cama e banho são ofertados para uso durante o período de sua internação, sendo obrigatória sua devolução após a utilização e alta hospitalar.
- Qualquer dúvida sobre a rouparia, favor repassar para as roupeiras do horário ou para o concierge.
- A higienização dos quartos ocorre diariamente após o horário de banho dos pacientes, sendo que ao final do período diurno é feito uma revisão com reposição de insumos e recolhimento de resíduos. Nos demais horários, havendo necessidade, a equipe de higienização poderá ser acionada.
- O quarto do paciente deve ser mantido limpo e organizado. Traga o mínimo de objetos para o hospital, somente o necessário para seu uso diário e evite aqueles que podem acumular sujidade e abrigar microrganismos. Mantenha os pertences guardados dentro do armário.
- Os resíduos devem ser descartados na lixeira correta e lembre-se de solicitar o recolhimento de lixo e limpeza do quarto, sempre que necessário.
- Não sentar-se ou apoiar-se no leito do paciente e nem nos leitos desocupados nas enfermarias que são compartilhada com outros pacientes.
- Disponibilizamos o serviço de Concierge através do QRCODE disponível no quarto, oferecendo acolhimento para que os pacientes e familiares se sintam seguros, melhorando a experiência e envolvendo o paciente em um atendimento diferenciado e personalizado. As visitas do Concierge são realizadas nas Unidades de Internação do Hospital Márcio Cunha – Unidade I (1º ao 6º andar) e nos leitos de internações do HMC II, preferencialmente para os pacientes acomodados em apartamento e enfermaria de convênio.
- O hospital não se responsabiliza pela guarda ou vigilância dos pertences de nossos pacientes ou acompanhantes. Orientamos que deixe suas joias, acessórios e pertences de valor em casa.
- Em caso de esquecimento ou perda de algum pertence durante a estadia, gentileza procurar a equipe de Segurança Patrimonial através do telefone (31) 3829-9436;
- Orientamos os pacientes e acompanhantes sobre os riscos de golpes. O hospital não realiza nenhuma cobrança de procedimentos extras ou de medicações via telefone, orientamos em não realizar nenhuma transação bancária (depósitos, transferências, PIX, dentre outros) sem confirmar a veracidade das informações com o próprio Hospital ou Plano de Saúde;
- É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno nas dependências do Hospital.

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