A última segunda-feira (29/7) foi uma data pra lá de especial na unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. O motivo foi a comemoração surpresa do aniversário do garoto Bernardo Souza, que de presente ganhou alta hospitalar da radioterapia e com uma surpresa no final. A ação faz parte do processo de humanização da unidade, com foco em trazer o bem-estar dos pacientes em tratamento.
Bernardo tem 10 anos de idade e mora na cidade de Virginópolis/MG, com sua mãe, Irene Aparecida, que o acompanha em todas as sessões de radioterapia, para o tratamento de um tumor no sistema nervoso central.
A criança, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cativou toda equipe da oncologia com seu carisma e por um fato que chamou a atenção de todos: em cada sessão de radioterapia, o paciente ia acompanhado de uma de suas vacas, de pelúcia.
A mãe de Bernardo conta que a paixão do filho são suas vacas, em especial uma. “Tudo começou quando ele ainda era pequeno e eu trouxe uma vaquinha para casa, do lixão onde eu trabalhava. Ele criou apego a ela e passou a querer outras vacas de pelúcia. Na cabeça dele, ele é um fazendeiro, que possui um rebanho de gados e eu, mesmo sem condições, fui embarcando no desejo dele. Hoje ele conta com 80 vaquinhas em sua coleção, sendo a sua preferida, a Mimosa. E o seu grande desejo é ter uma vaca de verdade”, conta Irene.
O garoto iniciou o seu tratamento e durante o período realizou 15 sessões de radioterapia, para combater o tumor, como conta o médico radioterapeuta da unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, Gustavo Maciel. “O Bernardo é um garoto muito especial, que veio encaminhado pela oncologia pediátrica. Ele realizou todo o tratamento com sucesso e ganhou alta na última segunda-feira. Durante o tratamento radioterápico, nossa equipe multidisciplinar sempre busca intervir de forma que o paciente se sinta confortável, passando por esse processo da melhor maneira possível”, detalha o médico.
Ao sair da sala de observação e ganhar alta médica, Bernardo foi surpreendido nos corredores da unidade de Oncologia pelos colaboradores e pacientes ali presentes, que, com muito entusiasmo, cantaram parabéns e o homenagearam pela alta. Em seguida, foi recebido pela vaca Muuusa, mascote oficial dos Produtos Ibituruna, uma intervenção que o deixou muito contente.
Após toda a comemoração deu-se início ao momento mais importante e aguardado por toda a família, a hora de tocar o sino. A ocasião é o ápice para pacientes oncológicos, na qual podem junto com familiares, amigos e equipe assistencial, comemorar a superação de uma fase difícil.
A ação faz parte do processo de humanização desenvolvido pela Fundação São Francisco Xavier, em todas as suas unidades, e na Oncologia este momento foi comandado pela supervisora de relacionamento com o cliente, Keyla Carvalho, e pela enfermeira oncologista, Yatiara Soares. “Após uma conversa com a mãe do Bernardo, conhecemos a história deles e nos sensibilizamos muito. É uma história muito marcante. E aqui buscamos fazer a diferença na vida das pessoas, do jeito que a gente pode, doando amor e carinho aos pacientes e seus familiares. Ficamos comovidas e organizamos uma festa de aniversário para ele, junto com a alta hospitalar que ele ganhou, e contamos com o apoio da cooperativa para trazer a Muuusa, a mascote deles”, relata Keyla.
Irene, que estava bastante emocionada, conta que a única palavra que consegue expressar é gratidão. “Eu e meu filho fomos muito bem recebidos aqui na Oncologia durante todo o tratamento. Meu filho foi tratado como um rei. Nos sentimos em casa! Recebemos um carinho muito grande, desde a equipe de limpeza até a equipe médica. Eu só tenho a agradecer! Me faltam palavras para expressar tudo isso. Sou grata ao Hospital e a cada pessoa que esteve com a gente aqui”, pontua Irene.