Cuidados com a mente para todos os dias

CUIDADOS COM A MENTE PARA TODOS OS DIAS
Alguns cuidados podem ser praticados no seu dia a dia para contribuir positivamente para a sua saúde mental. Confira:
– Pratique a auto-disciplina: o auto-controle leva a um sentimento de esperança e pode ajudá-lo a superar o desespero, impotência e outros pensamentos negativos.
– Mantenha o estresse sob controle: embora nem tudo que lhe causa estresse possa ser evitado, você deve procurar gerenciar o seu estresse visando manter o equilíbrio da sua saúde mental.
– Evite pensamentos negativos: deixar-se absorver por pensamentos negativos e preocupantes sobre si mesmo e o mundo pode esgotar suas energias e levá-lo à ansiedade, medo e depressão. Procure evitar estes pensamentos de forma constante.
– Tenha um animal de estimação: um animal de estimação pode ser mais que uma nova responsabilidade. Ele pode fazê-lo se sentir amado e necessário, além de estimulá-lo a sair de casa, exercitar-se e conhecer novas pessoas e lugares.
– Dê mais atenção às coisas positivas ao seu redor: reserve um tempo para pensar nas coisas que fazem você se sentir bem e são positivas para a sua vida.
– Tenha um sono de qualidade: verifique como está a qualidade do seu sono. Você pode conferir mais dicas que podem contribuir para o seu descanso no texto “Higiene do sono”.
– Dê uma atenção especial aos seus relacionamentos: a interação social é fundamental para ajudar a reduzir o estresse e ter uma boa saúde mental. Valorize mais as relações pessoais do que as relações virtuais e gaste tempo com as pessoas que você gosta e estão interessadas em você.
– Gerencie seu tempo: ser capaz de atender às prioridades nos ajuda a ter o sentimento de realização e controle. Faça uma lista e priorize suas tarefas, lembre-se de pedir ajuda quando necessário. Se você tem um grande projeto a desenvolver, divida-o em pequenas tarefas e organize-as para que sejam cumpridas uma de cada vez.
– Faça pequenas pausas: faça pausas de cinco minutos ao longo do dia, vá ao banheiro, beba um copo d’água e relaxe o corpo antes de retomar suas tarefas. Isso irá ajudá-lo a a lidar com o estresse e tomar boas decisões.
– Reconheça a necessidade de ter um tempo para você: em casa, procure não se envolver com assuntos do trabalho e evite acessar o seu e-mail corporativo ou levar tarefas para terminar em casa.
– Divida as tarefas e responsabilidades com os demais membros da família: certifique-se que os papéis estão claramente definidos para evitar possíveis confusões futuras.
– Aprenda a importância de dizer “Não”: reconheça seus limites e procure se posicionar sempre que não for possível assumir novas atividades.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo