Instituição conta com mais de 750 médicos atuando no Hospital Márcio Cunha, no Hospital Municipal Carlos Chagas, na Usisaúde e na Vita Soluções em Saúde Ocupacional
Nesta sexta-feira, 18 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Médico, uma data dedicada a homenagear os profissionais que, com compromisso e humanização, dedicam suas vidas ao cuidado da saúde da população. Na Fundação São Francisco Xavier (FSFX), esses médicos são responsáveis por diagnósticos, tratamentos e pelo acompanhamento de pacientes em todas as fases da vida, desde o nascimento até o envelhecimento, sempre com a missão de promover a saúde, o bem-estar e salvar vidas.
Entre as muitas histórias de superação que envolvem a atuação desses profissionais, destaca-se a de Raimunda Carvalho, uma senhora de 74 anos que enfrentou inúmeros desafios de saúde e sobreviveu graças à intervenção dos médicos do Hospital Márcio Cunha. Cardiopata e portadora de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), dona Raimunda passou por duas internações no HMC, onde realizou uma cirurgia de emergência, internação na UTI em estado crítico, procedimentos de hemodinâmica e, finalmente, sua internação para recuperação. Durante toda a jornada recebeu o atendimento de diversos profissionais e especialidades médicas, que garantiram seu bem-estar.
Eduarda Carvalho, neta de dona Raimunda e estudante de medicina, relembra a angústia que viveu ao ver a avó em uma situação delicada. “Ela estava em um estado muito grave. Os médicos me disseram que fariam o possível, mas que o caso dela era muito crítico. No entanto, eles nunca desistiram. A equipe médica fez de tudo, e foi um verdadeiro milagre. Somos eternamente gratas a Deus e aos médicos que cuidaram dela com tanto zelo”, conta Eduarda, emocionada.
Dona Raimunda, que enfrentou múltiplas complicações durante a internação, como insuficiência respiratória e pneumonia, reconhece o papel fundamental dos médicos e de toda a equipe do hospital em sua recuperação. “Entreguei minha vida nas mãos de Deus e dos profissionais do hospital. Foram eles que me salvaram. Não tenho palavras para expressar minha gratidão. Os profissionais do HMC nos tratam com muita atenção. Já estive em vários hospitais, e o Hospital Márcio Cunha é muito bom, muito humano. Essa humanização faz toda a diferença e nos dá força para superar as adversidades”, afirma.
Essa história reflete o esforço incansável dos médicos que, diariamente, enfrentam os mais diversos desafios para salvar vidas. Neste dia, a FSFX celebra o Dia do Médico e reconhece o impacto positivo que esses profissionais têm na vida de seus pacientes e suas famílias, como no caso de dona Raimunda. A gratidão é a maior homenagem que se pode prestar a quem dedica sua vida a cuidar da saúde e do bem-estar da sociedade.
Nesta data especial, a Fundação São Francisco Xavier se orgulha de contar com médicos experientes, qualificados e que demonstram um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar de todos. Para se ter uma ideia da dimensão desse comprometimento, entre as unidades da FSFX, destaca-se o Hospital Márcio Cunha, referência para uma população aproximada de 1,6 milhão de habitantes, abrangendo 87 municípios de Minas Gerais. O HMC conta com uma equipe de 577 médicos em seu corpo clínico, distribuídos em mais de 56 especialidades.
Na região do Vale do Aço e em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e na Baixada Santista, em São Paulo, a operadora da FSFX, Usisaúde, dispõe de uma equipe com 31 médicos que atendem nas unidades Usifamília. No Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira, a equipe médica é composta por 127 profissionais. Além disso, a FSFX conta com 22 médicos atuando na Vita Soluções em Saúde Ocupacional.
O presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, destaca o empenho desses profissionais que fazem a diferença diariamente. “Neste Dia do Médico, quero parabenizar todos os profissionais que dedicam suas vidas à nobre missão de cuidar da saúde e do bem-estar da nossa sociedade. O papel de cada médico é fundamental, não apenas na cura de doenças, mas também na prevenção, orientação e no acolhimento humanizado aos pacientes e suas famílias. Na Fundação São Francisco Xavier, temos o privilégio de contar com profissionais excepcionais, comprometidos com a excelência e com a vida. Agradecemos imensamente pela dedicação, competência e por serem pilares essenciais na nossa missão de transformar vidas através da saúde”, ressalta Flaviano.