Fundação São Francisco Xavier alerta para Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil

Data é celebrada anualmente com o objetivo de conscientizar quanto ao diagnóstico precoce da doença


O dia 15 de fevereiro é marcado por celebrar o Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil, data que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce dos casos na infância e adolescência. Segundo o Instituto Nacional do Câncer há uma estimativa de 8.460 novos casos em 2020.

De acordo com o Hematologista do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha (HMC), Dr. Vinícius Magalhães, é importante que os profissionais da FSFX e também toda a comunidade tenham conhecimento dos sinais de alerta da doença, pois quanto mais precoce a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento. “Crianças com histórico familiar e crianças portadoras de algumas doenças genéticas podem desencadear o câncer infantil, mas a maioria dos casos não possui relação com algum fator de risco. Os sinas e sintomas importantes que servem de alerta para a detecção precoce são: palidez, sangramento e febre sem explicações, cefaléias constantes, aumento do volume abdominal, dores ósseas, aumento de linfonodos e diminuição da acuidade visual”, afirma Dr. Vinícius.

A oncologia pediátrica do HMC conta com equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutrição, pedagogia, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas e nutricionistas) capacitada para oferecer o tratamento adequado ao paciente e também em dar apoio à família, o que proporciona conforto e adesão do paciente ao tratamento.

 “A Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha atende a pacientes de 88 municípios, com população aproximada de 1,47 milhões de habitantes, por meio de convênios e do Sistema Único de Saúde. O foco assistencial é a humanização do tratamento, com o mínimo possível de intervenção na rotina de vida das crianças”, explica a Gerente da Oncologia da FSFX, Ledvânia Chaves Ribeiro.

Oncologia Pediátrica do HMC

A primeira unidade de oncologia pediátrica do Leste de Minas Gerais foi implantada pelo Hospital Márcio Cunha, unidade hospitalar administrada pela FSFX. Oferece atendimento a crianças e adolescentes com câncer, por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar que realiza um acolhimento humanizado, tudo isso em um espaço exclusivo para esses pacientes, batizado carinhosamente como Submarino Mágico, localizado na Unidade II no Bairro Bom Retiro, em Ipatinga.

“Nossa preocupação constante é que as crianças e a família cheguem a nosso serviço e se sintam bem acolhidas pelo setor. Buscamos diariamente tornar o ambiente mais tranquilo, agradável e estamos sempre com sorriso no rosto. A nossa luta é sempre pelo bem, pelo prol da criança. Procuramos construir laços de confiança para lutarmos junto à família, pela cura da doença e uma vida saudável após o tratamento”, finaliza o hematologista.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo