Hospital Márcio Cunha realiza processo de cadastramento para Doulas

É cada vez mais comum o processo de um parto humanizado contar com a participação de uma “Doula”, palavra de origem grega que designa “a mulher que serve”. A Doula é uma profissional que ajuda a gestante a se preparar física e emocionalmente na hora de dar à luz, auxiliando e encorajando a futura mãe desde os sinais iniciais do parto até os primeiros dias do bebê. O Hospital Márcio Cunha está com inscrições abertas para o cadastramento de Doulas até o próximo dia 12 de maio.

A Doula que quiser acompanhar as parturientes no HMC deverá seguir alguns requisitos. Entre eles: ter o certificado do curso de Doula, verificar o período de abertura de cadastro, preencher e assinar o Termo de Consentimento sobre Direitos e Deveres da Doula e Responsabilidades da Instituição.

Clique aqui e baixe os documentos para cadastro.

Para mais informações sobre o processo de cadastro de Doulas do HMC, as interessadas devem entrar em contato com a Supervisão da Maternidade pelo telefone: (31) 3829-9379 e 3829-9278.   

Lei do Acompanhante

É direito da gestante ter o acompanhamento de sua Doula. A Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

A Lei determina que este acompanhante será uma pessoa de escolha da gestante. Além do acompanhante a paciente passa a ter o direito a participação de uma Doula durante seu trabalho de parto após a publicação da Lei Municipal nº 4.067 de 23 de Junho de 2020.

Postagens Relacionadas

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo