Referência no tratamento do câncer para cerca de 1,6 milhão de pessoas, Unidade de Oncologia do HMC completa 13 anos sob gestão da FSFX

Com jornada marcada pela excelência e humanização, unidade tem 85% dos seus atendimentos destinados a pacientes SUS

A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha está celebrando 13 anos sob a gestão da FSFX. Com mais de 126 mil atendimentos em sessões de radioterapia, quimioterapia, exames de medicina nuclear e consultas, a Unidade é referência no tratamento do câncer para cerca de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios do leste mineiro.

Desde que a Fundação assumiu a gestão da unidade, a jornada tem sido marcada por conquistas notáveis e um compromisso inabalável com a excelência no cuidado do paciente.

Com tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e equipe médica e multidisciplinar altamente qualificada, a Unidade, ao longo desses 13 anos tem ofertado tratamentos individualizados e personalizados para todos os seus pacientes.

Com 85% dos seus atendimentos destinados aos pacientes do SUS, a humanização é uma parte essencial da abordagem da Unidade de Oncologia do HMC. Além de fornecer tratamento clínico de alta qualidade, a equipe se esforça para criar um ambiente acolhedor e solidário para os pacientes e suas famílias. A Unidade busca não apenas tratar a condição física do paciente, mas também apoiar seu bem-estar emocional e psicológico durante toda a jornada de tratamento. Um exemplo disso é o oferecimento da Crioterapia Capilar, conhecida como Touca Inglesa, um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que evita ou reduz a queda de cabelo induzida pela quimioterapia. Para o paciente, isso significa estar no controle da situação, manter a sua privacidade e encorajá-lo positivamente durante o tratamento quimioterápico.

Para Flaviano Feu Ventorim, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, essas iniciativas visam oferecer conforto, esperança e bem-estar aos pacientes. “Por meio de iniciativas como as celebrações das etapas vencidas, os aniversários na oncologia pediátrica, visita de mascotes e personagens, além de outras homenagens, estamos construindo um ambiente acolhedor e repleto de esperança” declara.

Pesquisa

Além do atendimento humanizado, a Unidade de Oncologia tem se destacado por seu papel na pesquisa clínica. Com 24 protocolos de pesquisa, os quais 16 estão em andamento, o Centro de Pesquisas da instituição desenvolve protocolos inovadores em tratamento oncológico e em demais especialidades médicas.

Recentemente, a equipe de pesquisa clínica da Oncologia do HMC participou, juntamente com outros centros do mundo, da condução de um estudo com pacientes com câncer colorretal (CA209-8HW), patrocinado pela Bristol Myers Squibb, uma empresa biofarmacêutica global dedicada à descoberta, desenvolvimento e disponibilização de medicamentos inovadores para pacientes com doenças graves. O estudo revelou que os pacientes que receberam uma combinação de medicamentos chamada nivo+ipi como primeira linha de tratamento experimentaram uma melhoria significativa em sua sobrevivência sem que a doença progredisse.

Nesses 13 anos de compromisso e dedicação, a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha reafirma seu papel como um pilar na luta contra o câncer, oferecendo cuidado, tecnologia e acolhimento a todos os que passam por suas portas em busca de esperança e cura.

Postagens Relacionadas

O Hospital Márcio Cunha alerta a pacientes e acompanhantes para uma ação ilegal, conhecida como “Golpe do Hospital”, que vem acontecendo em hospitais de…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo