Internações

Internação

Sobre as
Internações

O Hospital Márcio Cunha é o 6º maior hospital do Estado em números de internações pelo SUS e busca sempre oferecer o melhor cuidado aos mais de 36 mil pacientes todos os anos.

Como realizar a internação

Procure os guichês das recepções de internação com os seguintes documentos:

  • É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto ou certidão de nascimento e cartão do plano de saúde.
  • Menores de 18 anos e Maiores de 60 anos* deverão estar acompanhados do responsável legal e ambos com documento oficial de identificação. É obrigatória a presença de um acompanhante durante toda a internação.
  • No dia da realização do procedimento é necessária a apresentação dos Termos fornecidos previamente pelo médico.
  • Clientes Usisaúde devem se dirigir também aos guichês de atendimento da operadora para viabilizar a autorização.
  • Clientes de demais convêniospodem viabilizar a autorização na Central de Autorizações, situada na Recepção 3 da Unidade I e no guichê de atendimento na Unidade II no setor de internação eletiva.

Internação

Horários de
Acompanhamento e Visitas

Unidades de Internações HMC I

Convênio (Apartamento e Plano Enfermaria)

SUS

1 acompanhante.

Troca permitida de 7 às 21 horas.

1 acompanhante.

*Conforme direito de acompanhantes aos pacientes previstos em lei.

Troca permitida às 7, 13 e 19 horas. 

Convênio

(Apenas para apartamento: acomodação individual)

Plano enfermaria e SUS

(Acomodação compartilhada)

3 visitantes por vez.

Permitido até 5 visitantes por dia.

Horário de visita de 9 às 21 horas.

1 visitante de cada vez, durante 30 minutos.

Permitido até 3 visitantes por dia.

Horário de visita de 14 às 18 horas.

Unidades de Internações HMC II

Convênio (Apartamento e Plano Enfermaria)

SUS

1 acompanhante.

Troca permitida de 7 às 20 horas.

1 acompanhante.

*Conforme direito de acompanhantes aos pacientes previstos em lei.

Troca permitida às 7, 13 e 19 horas. 

Convênio (Individual)
Apenas para apartamento: acomodação individual

3 visitantes por vez
Permitido até 5 visitantes por dia.

Horário de visita de 9h as 20h.

 

 

Convênio

(Apenas para apartamento: acomodação individual)

Plano enfermaria e SUS

(Acomodação compartilhada)

3 visitantes por vez.

Permitido até 5 visitantes por dia.

Horário de visita de 9 às 21 horas.

1 visitante de cada vez, durante 30 minutos.

Permitido até 3 visitantes por dia.

Horário de visita de 14 às 18 horas.

Internação

Informações Importantes

Caros pacientes e acompanhantes,

Informamos que as refeições serão distribuídas nos horários conforme programado abaixo:

Refeição

Horário de distribuição

Desjejum

entre 7h e 8h

Almoço

entre 12h e 13h

Lanche da tarde

entre 15h e 16h

Jantar

entre 18h e 19h

Ceia

entre 20h e 21h

Os acompanhantes obrigatórios por lei, recebem desjejum, almoço e jantar sem custo conforme critérios abaixo:

  • Acompanhantes de menores de 18 anos: Estatuto da criança e do adolescente Art. 12 lei 8069/90;
  • Acompanhantes de maiores de 60 anos: Estatuto do idoso Art. 16 lei 1074/03;
  • Acompanhantes de gestantes e parturientes: Legislação 11108/05;
  • Acompanhantes de pacientes oncológicos: Cartilha de direitos dos pacientes oncológicos;
  • Acompanhantes de pacientes com autonomia comprometida (deficiência física, psiquiátrica provisória ou definitiva).: Portaria 1820/09 do Ministério da Saúde.

Acompanhantes não contemplados nos requisitos acima, poderão adquirir refeição (almoço e jantar) com o copeiro no andar ou comprar diretamente no caixa do pronto socorro, a refeição é levada no quarto.

Os acompanhantes do SUS deverão jantar no refeitório localizado no térreo de 17:00 as 17:40.

 

Entregas de roupas limpas e recolhimento das roupas sujas:

  • Entrega de roupas limpas: Entre 7:30 e 10:00hs
  • Recolhimento de toalhas molhadas: Entre 10:00 e 11:30hs
  • Recolhimento de roupas diversas: Entre 16:30 e  17:30hs

 

  • Os fornecimento aos acompanhantes dependem de solicitação dos mesmo nas visitas das roupeiras;
  • As trocas de roupas de cama são de responsabilidade da equipe de enfermagem;
  • Travesseiros são de responsabilidade da equipe de enfermagem;
  • Pedidos de roupas extras (cobertor, toalha, lençol) devem ser solicitados a enfermagem ou ao concierge via QR code;
  • Os enxovais de cama e banho são ofertados para uso durante o período de sua internação, sendo obrigatória sua devolução após a utilização e alta hospitalar.
  • Qualquer dúvida sobre a rouparia, favor repassar para as roupeiras do horário ou para o concierge.
  • A higienização dos quartos ocorre diariamente após o horário de banho dos pacientes, sendo que ao final do período diurno é feito uma revisão com reposição de insumos e recolhimento de resíduos. Nos demais horários, havendo necessidade, a equipe de higienização poderá ser acionada.
  • O quarto do paciente deve ser mantido limpo e organizado. Traga o mínimo de objetos para o hospital, somente o necessário para seu uso diário e evite aqueles que podem acumular sujidade e abrigar microrganismos. Mantenha os pertences guardados dentro do armário.
  • Os resíduos devem ser descartados na lixeira correta e lembre-se de solicitar o recolhimento de lixo e limpeza do quarto, sempre que necessário.
  • Não sentar-se ou apoiar-se no leito do paciente e nem nos leitos desocupados nas enfermarias que são compartilhada com outros pacientes.
  • Disponibilizamos o serviço de Concierge através do QRCODE disponível no quarto, oferecendo acolhimento para que os pacientes e familiares se sintam seguros, melhorando a experiência e envolvendo o paciente em um atendimento diferenciado e personalizado. As visitas do Concierge são realizadas nas Unidades de Internação do Hospital Márcio Cunha – Unidade I (1º ao 6º andar) e nos leitos de internações do HMC II, preferencialmente para os pacientes acomodados em apartamento e enfermaria de convênio.
  • O hospital não se responsabiliza pela guarda ou vigilância dos pertences de nossos pacientes ou acompanhantes. Orientamos que deixe suas joias, acessórios e pertences de valor em casa.
  • Em caso de esquecimento ou perda de algum pertence durante a estadia, gentileza procurar a equipe de Segurança Patrimonial através do telefone (31) 3829-9436;
  • Orientamos os pacientes e acompanhantes sobre os riscos de golpes. O hospital não realiza nenhuma cobrança de procedimentos extras ou de medicações via telefone, orientamos em não realizar nenhuma transação bancária (depósitos, transferências, PIX, dentre outros) sem confirmar a veracidade das informações com o próprio Hospital ou Plano de Saúde;
  • É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno nas dependências do Hospital.

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