Unidade de Atenção Primária Usifamília realiza mutirão da saúde

Serviço inaugurado em novembro de 2014 pela Usisaúde inclui cuidado integral, prevenção e gestão de doenças crônicas para toda família e já conta com mais de 4.500 participantes

Nesta semana, a equipe multidisciplinar do Usifamília, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, farmacêutico e assistente social, realizou um mutirão da saúde, em sua unidade exclusiva, localizada na Unidade II do Hospital Márcio Cunha, no bairro Bom Retiro. A ação, que beneficiou mais de 100 idosos com idade superior a 75 anos, incluiu uma avaliação da saúde e a realização de palestras ao longo do dia sobre prevenção de quedas, tonteira, insônia, medicamentos, alimentação, direitos dos idosos, sexualidade e depressão. “Assistir as palestras sobre os diversos assuntos foi uma das tarefas mais gratificantes que já participei, uma grande alegria para todos nós convidados. Parabéns pela eficiência da equipe e que essa ação se repita outras vezes. Agradeço a todos que nos atenderam e que sejam felizes em sua caminhada”, afirma o aposentado de 77 anos e beneficiário da Usisaúde, Geraldo Nério da Silva, que participou de várias palestras.
Usifamilia_noticiaTodos os participantes do mutirão saíram da unidade com consulta agendada e passaram a integrar o Programa Usifamília. Uma agenda de visitas domiciliares, realizadas pelo assistente social do programa, vai beneficiar aqueles idosos que possuem dificuldades de locomoção para aplicação do IVCF (Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional), um questionário capaz de avaliar os principais determinantes da saúde do idoso, além de agendar a consulta e sensibilizar a família sobre a importância do programa. Com uma proposta diferenciada, baseada no modelo conhecido internacionalmente como Atenção Primária, o Usifamília busca atender as necessidades de saúde e tornar a relação com os profissionais de saúde muito mais próxima, por meio da vinculação com a equipe. Se tratando da saúde do Idoso, o Usifamília busca compreender o contexto social em que está inserido, além de capacidade cognitiva e realização das atividades básicas. “O atual modelo focado no tratamento de doenças e centrado na abordagem do médico pode levar a realização de procedimentos muitas vezes invasivos e desnecessários. Nele, é comum o paciente procurar vários especialistas, por não ter uma equipe de referência, que o auxilie em seu cuidado com a saúde”, explica a gerente de Promoção da Saúde da Usisaúde, Fernanda Ferreira Monteiro De Souza.
A primeira unidade de Atenção Primária do Usifamília, criada pela operadora de planos de saúde Usisaúde, foi inspirada no modelo de atenção primária de Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (EUA).  Os beneficiários participantes são convidados para os atendimentos por telefone pela própria equipe multiprofissional. No local, eles tem acesso a consultas sem custos adicionais (co-participação) e a realização de alguns exames preventivos usados para o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer.
“O foco do Usifamília é, de fato, a prevenção de doenças e na promoção da saúde, em um processo de cuidado voltado às necessidades individuais do paciente. Ao vincular o beneficiário e sua família a uma equipe de saúde, nosso propósito é garantir a sua satisfação, oferecendo o cuidado certo, na hora certa e baseado na melhor ciência disponível. Assim, conseguiremos evitar muitas complicações e desperdícios”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.
.

Postagens Relacionadas

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo