O desperdício de alimentos é uma crise global e local, que além de reforçar a situação de insegurança alimentar gera consequências graves para a preservação ambiental. O Brasil descarta cerca de 30 a 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, representando aproximadamente 30% de toda a produção nacional. Isso coloca o Brasil entre os maiores desperdiçadores do mundo, enquanto milhões de pessoas enfrentam a fome.
Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de refeições no mundo são jogadas fora, diariamente, o que seria suficiente para alimentar 783 milhões de pessoas que passam fome. Cerca de 60% do desperdício ocorre dentro das residências, enquanto o restante acontece nas etapas de colheita, transporte e varejo.
Quando jogamos comida fora, o prejuízo vai muito além do prato. Todos os recursos utilizados para produzi-la também são jogados fora. Isso inclui a água utilizada na irrigação, o uso da terra, a energia e o trabalho humano. Além disso, o alimento em decomposição em lixões ou aterros gera grandes emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.
Como você pode ajudar?
- Planeje as compras: faça listas para comprar apenas o necessário.
- Aproveite integralmente: cascas, talos e sementes são nutritivos e podem ser usados em receitas como caldos e refogados.
- Armazene corretamente: congele sobras ou alimentos que vão estragar rápido para prolongar a vida útil.
- Organize a geladeira: coloque os alimentos mais antigos na frente, para que sejam consumidos antes.
- No refeitório: sirva apenas o que vai realmente consumir.
- Repetição: prefira repetir o prato a deixar sobras nele.
- Cuidado: respeite o trabalho de quem preparou a refeição.
- Exemplo: incentive seus colegas a adotarem o consumo consciente.
TEXTO ESCRITO PELA NUTRICIONISTA, Fabiana Bernardo.