Hospital Márcio Cunha ingressa na fase 1 do Projeto Lean nas emergências

O Hospital Márcio Cunha está ingressando na fase 1 do Projeto Lean nas Emergências e, para tanto, contará com a consultoria da equipe do Hospital Sírio Libanês para identificar os gaps e propor as melhorias baseadas nas ferramentas existentes da metodologia Lean. Grande parte das interfaces do Hospital serão envolvidas com foco em maximizar ações de geração de valor ao cliente e reduzir a superlotação hospitalar.

Em janeiro, colaboradores da Fundação São Francisco Xavier participaram de uma capacitação no Projeto Lean nas emergências (GAPE – Gestão de Alta Performance em Emergências).

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde e tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. O evento foi realizado em São Paulo e contou com dois dias de treinamento teórico da metodologia na assistência.

Nesta semana, nos dias 1º e 2 de fevereiro, a equipe de consultores do Projeto Lean nas Emergências do Hospital Sírio Libanês esteve no Hospital Márcio Cunha para a segunda visita técnica na unidade.

Durante o encontro, foi feita a apresentação institucional da FSFX e em seguida visita aos setores. Após a fase de diagnósticos dos gaps e pontos de melhoria, serão elaboradas práticas funcionais para serem executadas de forma a otimizar o tempo de espera e rotatividade, evitando a superlotação.

O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, é uma metodologia japonesa que após a Segunda Guerra mundial chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 90 houve uma adaptação para utilização na área da Saúde com impactos muito positivos.

O Lean é uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos, baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e, eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

 

 

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo