Segurança Assistencial

O Hospital Márcio Cunha prima pela excelência ao oferecer um ambiente saudável e seguro aos pacientes e colaboradores. A instituição tem como prioridade praticar a cultura de segurança assistencial voltada para prevenção, controle e redução dos riscos no ambiente hospitalar, identificando, de forma contínua, as necessidades de melhorias no processo e proporcionando sempre uma assistência de qualidade para seu cliente.

Além disso, as ações de Segurança Assistencial integram o Programa Assistência em Foco. Criado em 2010, já está em seu 5º ciclo com o propósito de incorporar valores de efetividade a todas as linhas de cuidado assistenciais ofertadas aos clientes. Em 2014, o Programa tem o foco na adequação dos processos hospitalares para obter a certificação NIAHO/DIAS (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations/Det Norske Veritas International Accreditation Standard), norma de acreditação hospitalar internacional desenvolvida a partir de padrões americanos de segurança assistencial e de infraestrutura.

A filosofia dessa certificação segue a mesma premissa já trabalhada no Hospital Márcio Cunha: incorporar o gerenciamento de riscos aos processos, fazendo sempre o exercício de ter o paciente como foco, independente do setor em que se encontra. Ao buscar essa certificação, a instituição propõe a revisão de processos nas diversas áreas, desde a estrutura predial até a forma de comunicação com nosso paciente, com olhar mais amplo.