Pacientes e Visitantes
Segurança
do Paciente
No Hospital Márcio Cunha (HMC), garantir a segurança do paciente é nossa prioridade, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para todos. Praticamos a cultura de segurança assistencial voltada para prevenção, controle e redução dos riscos no ambiente hospitalar, identificando, de forma contínua, as necessidades de melhorias no processo e proporcionando sempre uma assistência de qualidade para seu cliente.
Em 2013, o Ministério da Saúde lançou o programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem como objetivo principal reduzir os eventos adversos evitáveis nos hospitais e estabelecimentos de saúde. Esse programa foi estabelecido pela Portaria MS/GM nº529/2013 e se alinha com as diretrizes da OMS, com a criação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP).
A Segurança do Paciente no Hospital Márcio Cunha está alinhado com o mapa estratégico da Instituição e dispõe do Núcleo de Segurança do paciente – NSP, responsável por identificar, analisar e gerenciar os riscos assistenciais junto as interfaces, avaliando as melhorias contínuas dos processos para uma assistência segura e de qualidade aos seus clientes.
Pacientes e Visitantes
Metas Internacionais de
Segurança do Paciente
Com objetivo de reduzir riscos e aumentar a qualidade dos serviços de saúde, o Hospital Márcio Cunha (HMC) preconiza as 6 Metas de Segurança do Paciente, desenvolvidas em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
Conheça abaixo às 6 Metas de Segurança do Paciente.
Pacientes e Visitantes
Orientações para
Pacientes e Acompanhantes
A Fundação São Francisco Xavier visa à recuperação da saúde dos pacientes, de forma satisfatória e em tempo oportuno. Atua com o máximo de zelo, dedicação, ética e segurança, incluindo os cuidados para a prevenção de eventos adversos. Por essa razão, algumas iniciativas importantes são adotadas, e você pode nos ajudar a evitar situações indesejáveis.
Pacientes e Visitantes
Orientações
ao Paciente
Sua pulseira branca é muito importante, fornecendo sua identificação e garante que você não seja confundido com outro paciente, além de evitar que a administração de medicamentos que não sejam seus. Informe a equipe responsável caso haja perda da pulseira para que eles possam tomar as providências necessárias.
Para que você possa cuidar da sua segurança no hospital, preste atenção e siga as orientações dos profissionais e caso haja dúvida busque informações. Comunicação eficaz também faz parte do seu tratamento.
Manter as grades elevadas do leito previne quedas e fortalece sua segurança durante a internação hospitalar. A prevenção de quedas é um esforço conjunto entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.
A segurança na administração dos medicamentos é muito importante dentro do hospital. Informe aos profissionais de saúde os medicamentos que você usa em casa e se você tem algum tipo de alergia. Jamais use medicamentos por conta própria que não sejam administrados pela equipe.
Você sabia que lavar as mãos, antes e após o contato com a pessoa hospitalizada contribui para a segurança do paciente? A higienização das mãos é uma prática essencial para a segurança do paciente, pois previne a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Download de
materiais
Aqui você encontra materiais e cartilhas preparados especialmente para orientar pacientes e acompanhantes. Nosso objetivo é garantir um cuidado ainda mais seguro, humano e transparente, trazendo informações simples e práticas para apoiar você em cada etapa da sua jornada conosco.
Fale Conosco
Entre em Contato