Atividade física na terceira idade

A prática de atividade física regular é uma das principais atitudes que podem ser tomadas por pessoas de qualquer idade que queiram manter a saúde sempre em ótimo funcionamento. Destacam-se os benefícios dessa prática na saúde dos idosos, pois com o processo natural de envelhecimento, o corpo sofre inúmeras transformações, como perda de força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. A atividade física ajuda a amenizar estas alterações.

Além dos benefícios já citados, a prática de atividade física ajuda na manutenção do peso, na melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo assim o risco de quedas e lesões ósseas e musculares. Ajuda, ainda, no controle do diabetes e da hipertensão e melhora o condicionamento cardíaco e respiratório, auxiliando no combate a doenças do coração, como infartos.

O fator psicológico também sai ganhando com os exercícios, pois a prática favorece o convívio e o bem-estar social e a autoestima, diminuindo os riscos de depressão e outras doenças psicológicas, como ansiedade.

Entre as atividades físicas recomendadas para os idosos, estão as de intensidade baixa a moderada, como a caminhada e a hidroginástica, que diminuem o impacto e, consequentemente, o risco de lesões e sobrecarga das articulações.

De qualquer modo, é muito importante ter cuidado para que a atividade física não se torne um problema, por isso, é fundamental ingerir líquidos durante a prática e utilizar roupas e calçados adequados para cada atividade. Caso haja dor ou mal-estar, a atividade deve ser interrompida e um profissional de saúde deve ser consultado para que se possa avaliar o ocorrido e determinar a melhor solução.

Seja qual for a atividade física, ela deve ser realizada de maneira regular e contínua e levar em consideração as possibilidades e limitações de cada pessoa. A orientação profissional evita que a solução se transforme em um problema.

O que não vale é ficar parado. Escolha a atividade que mais lhe proporciona prazer e cuide de sua saúde com alegria!

Postagens Relacionadas

Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo