Benefícios da Lentilha

Famosa na ceia de ano novo, a lentilha é um alimento muito nutritivo e pouco calórico, podendo ser utilizada durante todo o ano como substituta do feijão, em forma de salada ou até mesmo sopa.

A lentilha é uma leguminosa rica em vitaminas e minerais como, por exemplo, ferro, manganês, cálcio, ácido fólico, além de carboidratos e proteínas. Ela adere muito bem a temperos e acompanhamentos, sendo bastante versátil. Estudos apontam que 100g de lentilha tem cerca de 160 calorias, podendo, portanto, ser utilizada mesmo por indivíduos que possuem uma alimentação restritiva que tem como objetivo a perda de peso.

Além dos benefícios citados anteriormente, a lentilha é indicada para a prevenção e controle de diversas doenças e incômodos, como, por exemplo, a famosa TPM (tensão pré-menstrual), já que possui lignanas, que são substâncias capazes de substituir a ação do estrogênio e diminuir os sintomas dessa fase.

No diabetes a lentilha ajuda a diminuir a taxa de colesterol, pois seu baixo índice glicêmico leva a uma queima mais lenta dos açúcares, evitando a produção excessiva de insulina e seu acúmulo no sangue, e a quantidade de fibras insolúveis, provoca uma maior dificuldade do organismo em absorver gorduras. Desta forma, até mesmo doenças cardiovasculares podem ser impactadas pelo consumo da lentilha.

Por ser muito rica em ferro e ácido fólico, a lentilha tem uma importância especial para mulheres e indivíduos vegetarianos ou com tendência a desenvolver anemia, pois ajuda a manter os níveis destes nutrientes satisfatórios. Além disso, possui cálcio e isoflavonas, que são importantes para a  produção de hormônios necessários ao fortalecimento ósseo.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo