Ceia saudável no Natal

As festas de fim de ano vêm chegando e você já deve estar se perguntando como resistir a tantas delícias e manter a alimentação saudável durante essa época.

A boa notícia é que dá para aproveitar as ceias de Natal a Ano Novo e continuar com hábitos alimentares saudáveis. Veja algumas dicas que além de muito mais nutritivas, também são menos calóricas. Você só tem a ganhar!

Primeiramente, é importante começar a ceia com uma versão light do tradicional salpicão – retirando a batata e substituindo a maionese por iogurte natural – ou, melhor ainda, uma salada mais incrementada, com alguns grãos e castanhas, para aumentar a nutrição e a saciedade.

A segunda dica é substituir os alimentos industrializados (aqueles que você só precisa assar) pelos preparos caseiros, com temperos naturais e, consequentemente, menos sódio e gordura. Então, na hora de escolher a proteína da ceia, descarte o chester, o tender ou o peru e prefira um frango assado preparado com temperos simples. Além de muito saboroso, ele é mais saudável e você irá ter certeza de que nenhum dos ingredientes usados prejudicará sua saúde. Caso você queira adicionar a opção suína à ceia, como lombo ou pernil, reserve uma peça com seu açougueiro e, assim como nas outras preparações, faça tudo em casa.

No que diz respeito ao arroz, a indicação é que ele seja substituído pela versão integral e que sejam incluídos alguns legumes e castanhas para que, além de mais saboroso e bonito, ele fique mais nutritivo.

Quanto às bebidas, a dica principal é substituir os refrigerantes – que além de serem muito calóricos têm alta taxa de açúcar, sódio e diversos outros elementos que causam danos à saúde – por sucos naturais, água saborizada e outras bebidas saudáveis.

Quanto aos doces – os maiores vilões desta época do ano –, a dica é usar o mínimo possível de leite condensado nas preparações e consumi-los somente na ceia e com moderação, assim você não precisa abrir mão do panetone, da rabanada ou daquela torta dos deuses da sua tia!

Se possível, substitua os doces por frutas da época, que também são muito saborosas e saudáveis.

No mais, a dica principal é se divertir, aproveitar todos os minutos com sua família e não descuidar da saúde. Afinal de contas, para que abusar se virão muitas outras celebrações por aí?

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