Como hábitos saudáveis ajudam a largar o cigarro

Você já deve ter lido sobre os hábitos que prejudicam o fumante no momento em que ele decide parar de fumar. No entanto, queremos mostrar quais são os hábitos e alimentos que serão seus aliados para largar de vez o cigarro.

O primeiro deles diz respeito à ingestão de água, que deve ser aumentada se o objetivo é abandonar o cigarro fazendo com que a ida ao banheiro se torne mais frequente e você consiga eliminar mais toxinas na urina. Além disso, ela pode ser uma ótima substituta para quando tiver vontade de fumar. Mas atenção: evite refrigerante, café e outras bebidas calóricas e ricas em cafeína, prefira sucos naturais e água.

Outra dica é fracionar a alimentação diária e ter pequenas porções de alimentos à mão para ajudar quando tiver vontade de fumar. Dê preferência às opções saudáveis, como castanhas e frutas secas. Balas e chicletes podem ser uma alternativa também, mas consuma os dietéticos.

Praticar atividade física também é uma atitude essencial para quem deseja parar de fumar. Isto porque ela libera hormônios como a endorfina e a serotonina, que provocam a mesma sensação de bem-estar do cigarro. Além disso, ajuda no controle do peso. Escolha uma atividade que goste para que seja duradoura e prazerosa, seguem algumas como exemplo: caminhada, ciclismo, alongamento, natação, dança.

Evite ambientes, momentos e pessoas que provocam sua vontade de fumar pelo menos durante algumas semanas até conseguir enfrentá-los sem depender do cigarro. Além disso, áreas abertas de bares e restaurantes podem acabar estimulando sua vontade de fumar, por isso, sempre que for a estes locais, procure ficar na parte interna, onde o consumo de cigarro é proibido.

Faça uma lista com os motivos que o estão levando a parar de fumar e os benefícios que podem ser alcançados não somente para você, mas para sua família e amigos. Entre os motivos você pode elencar, por exemplo, o fato de tirar seus filhos da condição de fumantes passivos, melhorar a qualidade da sua pele, do olfato e do paladar, diminuir o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares, entre muitas outras.

Após decidir parar de fumar, é muito importante que você se cerque de pessoas que irão ajudá-lo. Conte aos seus familiares, amigos, e colegas de trabalho sobre a sua decisão. Eles poderão apoiá-lo neste processo e, se for o caso, parar de fumar também.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo