Como manter a saúde em dia no Carnaval

Saiba quais os principais cuidados para curtir a folia sem riscos de sofrer efeitos nocivos, como ressaca e insolação

 

O Carnaval é a maior festa popular e manifestação cultural do Brasil, momento repleto de folia, alegria e diversão. E para aproveitar ao máximo esse período, é importante estar atento a alguns cuidados para curtir o feriado com bem-estar e boa saúde. Afinal, nessa época do ano muitos foliões acabam se descuidando em meio aos festejos, posteriormente sofrendo de quadros como ressaca, desidratação, azia, insolação, entre outros.

Não importa qual seja o seu roteiro no Carnaval: ir atrás dos trios elétricos, assistir aos desfiles das escolas de samba ou participar dos blocos de rua – em todos os casos é fundamental cuidar do seu corpo. Assim, o momento será apenas de diversão, sem acabar se tornando em uma dor de cabeça.

Saiba quais os principais cuidados a seguir.

 

Álcool e hidratação

A bebida alcoólica gera um efeito diurético no organismo. Somada ao calor típico do verão, ela pode causar quadros de desidratação. Por isso, é indispensável manter o consumo de água regular durante o dia, para recuperar a hidratação do corpo.

A melhor forma de evitar um mal-estar pelo uso de álcool é fazendo a ingestão de água entre o consumo de cada bebida alcoólica. Dessa forma, é possível amenizar todos os efeitos da bebida no organismo. Além disso, sempre é válido lembrar: se beber, não dirija.

 

Roupas leves e protetor solar

Muitos blocos de Carnaval costumam acontecer durante o dia, em espaços abertos, sob o forte calor do sol. Para evitar queimaduras e insolação, não esqueça de passar protetor solar no rosto e no corpo. Faça a aplicação de maneira uniforme na pele, de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando a cada 2 ou 3 horas.

O uso de chapéus, óculos escuros ou bonés também pode ser útil para se proteger dos raios solares. Devido ao calor intenso da época do ano, as roupas devem ser leves e confortáveis, de preferência feitas de algodão, em vez de fibras sintéticas. O uso de um tênis confortável também é indicado para quem vai para os blocos de rua.

 

Alimentação e descanso

Manter uma alimentação saudável é indispensável para conseguir aproveitar bem o Carnaval sem preocupações. Faça uma refeição leve antes e depois de curtir a folia, sobretudo com vegetais, frutas e fontes de proteínas. Também é válido dar preferência a alimentos assados ou grelhados, em vez de frituras.

O descanso também é outro fator muito importante, frequentemente ignorado diante da rotina agitada de festas e blocos. Porém, é essencial fazer pausas para descansar e se recuperar, uma vez que a privação de sono gera fadiga e alterações de humor. Manter o sono em dia proporciona mais disposição para curtir bem a folia.

 

Higiene e prevenção

Como em qualquer outra época do ano, manter a higiene no Carnaval é de suma importância. Uma série de doenças pode ser evitada simplesmente ao lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de se alimentar, por exemplo. Além disso, evite passar a mão nos olhos ou no rosto quando ela não estiver limpa.

O uso da camisinha e do gel lubrificante também é uma forma útil de prevenção, proporcionando relações sexuais mais seguras, ao reduzir o atrito e a possibilidade de surgirem microfissuras das mucosas genitais, o que pode ser uma porta de entrada para o vírus HIV e outros microrganismos.

Além de todos esses cuidados, também é importante observar se qualquer mal-estar ou efeito nocivo apresentado é apenas consequência dos exageros da folia ou se eles ocorrem frequentemente. No último caso, isso pode apontar para alguma enfermidade ou lesão que não seja somente por um dia de descuido ou de abuso no álcool, exigindo acompanhamento médico.

Aproveite o melhor do Carnaval e de todo o ano com a sua saúde em dia. Conheça os planos da Usisaúde e fique por dentro dos nossos serviços e benefícios para você e sua família!

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo