Como manter o coração saudável

Você já notou que além de ser o símbolo do amor, o coração também é um sinônimo de força, verdade, sabedoria, intuição, espírito e regeneração? Não é à toa que o coração seja ligado a tantas imagens positivas: ele é um dos órgãos mais vitais do organismo humano – e por isso, merece atenção. E isso não é muito complicado de se fazer. Veja abaixo algumas dicas simples de como manter seu coração saudável, proporcionando uma vida mais longa e prazerosa.

Comece com alimentação. Com um pouquinho de atenção e cuidado, é possível reduzir a ingestão de sal, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans – que são os maiores responsáveis pelo surgimento de doenças crônicas como dislipidemia, diabetes e hipertensão arterial. Além disso, com um melhor planejamento e pesquisa na hora de ir ao supermercado, você pode colocar em seu carrinho uma dieta mais rica em grãos, frutas, vegetais e produtos in natura, já que eles são ótimos aliados na melhora da imunidade do organismo.

Depois, movimente-se! Dedique-se à prática regular de atividades físicas. Não precisa se transformar em um maratonista! Vá com calma, mas mantenha uma regularidade. Suba as escadas do prédio ao invés de usar o elevador. Vá a pé até a padaria. Faça uma caminhada de 30 minutos por aí com seu cãozinho. Ações como essas ajudam no combate à obesidade e o índice de massa corporal (fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares), e exercem função cardioprotetora, controlando o índice glicêmico, o colesterol e a pressão arterial.

Outra medida é prestar atenção aos sinais de seu corpo. Fique atento aos sintomas como aperto prolongado no peito, tonteiras, desmaios, palpitação, dores nas pernas, formigamento nos braços, entre outros. E faça exames médicos de rotina para o acompanhamento da pressão arterial, do diabetes e do colesterol. Consulte nossos médicos do plano Usisaúde e programe seus exames!

O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Ele interfere na pressão arterial, na coagulação sanguínea e no transporte de oxigênio pelo organismo, aumentando, portanto, o risco de infarto do miocárdio, aneurisma de aorta e doença arterial periférica. Parar de fumar não é tão simples nem fácil, mas seu coração agradece o seu esforço.

Siga essas recomendações. Você vai cuidar melhor de seu coração e ter uma vida mais tranquila, saudável e longa, aproveitando mais momentos de prazer junto à sua família e amigos. Você merece!

 

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