Cuidados com a coluna no ambiente de trabalho

Nos dias atuais, passar muito tempo em uma mesma posição ou realizando uma mesma tarefa no local de trabalho é algo comum à rotina de grande parte das pessoas. Mas esta prática pode ser muito prejudicial à coluna.

Muitas pessoas sofrem com dores crônicas ou agudas na coluna e as causas são as mais variadas. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas a fim de proteger a coluna melhorando significativamente sua qualidade de vida.

Procure se assentar apoiando a coluna no encosto da cadeira. O encosto firme traz estabilidade para a coluna. O encosto também divide com a coluna o peso do corpo que está passando por ela. Assim, com as costas apoiadas pode-se virar para os lados sem sobrecarga. Pessoas baixas podem precisar de um apoio para os pés, para alcançar o solo e encostar as costas no encosto da cadeira, ficando mais confortáveis.

Para não sobrecarregar a coluna, abaixe-se sempre dobrando os joelhos. E se for pegar um peso lembre-se de contrair os músculos da barriga para que a coluna fique estável. Na região lombar, os músculos que mais estabilizam a coluna são os músculos abdominais. Lembre-se de usá-los.

Se necessitar fazer atividades em pé, movimentando frequentemente a coluna, coloque um dos pés em um apoio, revezando de tempos em tempos e procurando manter a coluna a mais ereta possível. Dessa forma é possível ficar de pé por longos períodos e também fazer movimentos com o tronco sem sobrecarga para a coluna.

Lembre-se: cuidar bem da coluna é viver bem, praticando exercícios, fazendo as atividades com consciência e sem pressa, parando de fumar e se posicionando confortavelmente para as atividades.

 

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