Cuidados com a coluna

A coluna vertebral deve ser cuidada com muito zelo para que não surjam esses problemas, atrapalhando a realização de atividades simples e cotidianas, como realizar uma atividade física ou realizar tarefas domésticas.

Listamos abaixo algumas dicas, para que você não comprometa sua coluna e tenha dias mais confortáveis:

  1. Procure sentar-se apoiando a coluna no encosto da cadeira e os pés no chão. O encosto firme traz estabilidade para a coluna e evita desconfortos e diversas complicações causadas pela má postura. Pessoas baixas podem precisar de um apoio para os pés, de modo a ajudá-las a obter a postura indicada.
  2. Abaixe-se sempre dobrando os joelhos para não sobrecarregar a coluna. Se for pegar peso contraia os músculos da barriga para garantir a estabilidade da coluna.
  3. Se for necessário permanecer por muito tempo em pé e movimentando a coluna, procure deixar um dos pés sobre um apoio sempre revezando-os e tentando manter a coluna a mais ereta possível, para que não haja sobrecargas para a coluna.
  4. Evite travesseiros muito altos e que forcem a musculatura do pescoço. Uma orientação para manter a coluna alinhada é preferencialmente dormir de lado e não de barriga para baixo. Para dormir de lado o travesseiro deve ser um pouco mais alto para que a coluna fique alinhada à altura da cabeça.
  5. Cuidado com o peso da bolsa ou mochila. Para evitar lesões na coluna, o peso máximo indicado para adultos ou crianças é entre 10 e 15% do peso corporal. No caso da bolsa, deve-se revezar o lado em que se posiciona e carregar o mínimo de peso. Quanto à mochila, o ideal é usá-la com as duas alças e uma cinta abdominal, para dar mais sustentabilidade e exigir um menor esforço da coluna.
  6. Pessoas que passam muito tempo ao volante devem ter cuidado no que diz respeito à posição da coluna. Evite curvar o corpo para frente, mas não fique muito inclinado para trás. Isso força os músculos do pescoço e tronco podendo ocasionar lesões nas articulações da coluna.
  7. O uso do salto alto deve ser, preferencialmente, esporádico. Pessoas que necessitem usar salto diariamente devem optar pelos saltos não muito altos, para evitar sobrecargas para a coluna.
  8. Pessoas que trabalham em escritórios devem ficar atentas para a organização do espaço e a altura da mesa. Os objetos mais utilizados, como o telefone, devem ficar próximos para que não seja necessário esticar o corpo para pegá-los. Quanto à mesa e o computador, eles devem estar na altura dos cotovelos para proporcionar apoio aos punhos e não sobrecarregar ombros e pescoço.

Seguindo estas dicas você poderá melhorar a saúde da sua coluna, aumentando muito sua qualidade de vida. Lembre-se de que nosso corpo é espelho de nossas atitudes.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo