Dia Mundial do Meio Ambiente

Você já parou para pensar na importância da preservação do meio ambiente para sua saúde e sua vida? Saiba que a relação entre saúde e meio ambiente é mais próxima do que você imagina e a prova disso é a qualidade de vida das pessoas que vivem nas grandes metrópoles.

A qualidade do ar consumido diariamente por nós depende muito de nossas ações. A poluição diária, causada por carros, fábricas, queimadas e outros fatores faz com que a qualidade do ar que respiramos seja ruim, levando ao desenvolvimento de doenças respiratórias e pulmonares. Deixar o carro na garagem e usar o transporte público, ou até mesmo a bicicleta, é uma das atitudes mais importantes para diminuir a poluição.

A água também sofre influência direta das nossas ações, pois somos nós os maiores poluidores e também os maiores prejudicados, seja sujando os rios e danificando a fauna e flora ou jogando substâncias de difícil decomposição no esgoto, o que dificulta o tratamento da água e diminui a qualidade do produto recebido em nossas casas. Uma água poluída é propícia para a proliferação de vermes e bactérias que podem causar doenças como a esquistossomose e a cólera, por exemplo. Além disso, a água contaminada pode originar quadros de disenteria que podem se agravar e levar à desidratação aguda e desencadear doenças mais graves.

Devemos nos lembrar de preservar locais verdes criados para a realização de atividades físicas. Um hábito tão saudável como este merece um lugar adequado, aconchegante e confortável para que os frequentadores tenham prazer em se exercitar.

Devemos, portanto, ter este dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, como um dia para refletirmos sobre nossas ações e o que podemos fazer para cuidar do lugar em que vivemos e, assim, cuidarmos de nós mesmos e da nossa saúde.

Postagens Relacionadas

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo