Dia Mundial do Rock – Qual a importância da música para sua saúde

Provavelmente, você já ouviu falar que a música faz bem para a alma, mas você sabe quais são os benefícios desta prática para a sua saúde?

Diversos estudos apontam que a música contribui, de forma geral, para o bem-estar dos indivíduos, visto que estimula o corpo a produzir uma substância chamada dopamina, que promove a sensação de prazer, felicidade, emoção e alegria. Além disso, ela melhora significativamente o sistema imunológico e reduz os níveis de cortisol, que é o hormônio causador do estresse. Vale lembrar que o estresse é causador ou está ligado ao desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, depressão, entre muitas outras.

No dia a dia a música pode auxiliar na melhora da capacidade de aprender, de memorizar, de se concentrar – seja durante os estudos, no trânsito ou na realização de qualquer outra tarefa –, no humor, na motivação para a prática de atividades físicas. Para algumas pessoas a música interfere até na alimentação, músicas calmas induz o indivíduo a comer mais devagar e, em alguns casos, diminuir a quantidade ingerida. Para outras pessoas a música pode auxiliar na sensação de relaxamento e melhorar a qualidade do sono, ajudando a inibir, indiretamente, a depressão.

No caso de pessoas doentes ou em processo cirúrgico, a música pode ser uma grande aliada, pois diminui a sensação de dor e de ansiedade, ajudando no relaxamento do corpo e auxiliando em tratamentos como terapia intensiva de pacientes com câncer ou idosos.

São muitos benefícios, certo? Apesar disso, devemos ter sempre em mente que o estilo da música interfere diretamente no resultado da terapia. Pessoas que gostam de rock não terão o mesmo estímulo se ouvirem sertanejo.

Então, neste Dia do Rock – e em todos os outros –, queremos que você aprecie a música de todas as formas e utilize-a em seu favor, sempre buscando os benefícios para sua vida!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo