Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo

Dia 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar a população sobre os riscos da falta de atividades físicas. Ainda segundo a OMS, a falta de atividade física pode contribuir para a ocorrência de doenças como infarto, derrame cerebral e câncer.

O sedentarismo nada mais é que a falta, ausência ou diminuição da prática de atividade física, que pode resultar em um metabolismo mais lento, no comprometimento das funções corpóreas e na elevação do desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, a prática regular de atividades físicas ajuda no controle do peso corporal, na melhora do humor e alívio da ansiedade.

Para evitar o sedentarismo, algumas atitudes simples do dia a dia podem ser bastante benéficas, tais como preferir as escadas ao invés do elevador, caminhar ou pedalar para ir ao trabalho e ao supermercado, jogar bola com amigos e até mesmo brincar com crianças.

No entanto, é necessário ter atenção e se preparar para a prática das atividades, como, por exemplo, usar trajes leves e confortáveis, alimentar-se bem antes e depois de qualquer atividade que demande muita energia, hidratar-se antes, durante e depois dos exercícios e, principalmente, não realizar nenhuma atividade sem orientação profissional. É preciso ter certeza de que sua saúde está em dia e que não haverá nenhuma surpresa desagradável em momentos tão prazerosos.

O mais importante é não ficar parado! Descubra uma atividade que lhe dê prazer e comece agora mesmo a movimentar-se.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo