Dicas de ergonomia no home office para sua saúde

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, o distanciamento social é o método mais indicado para evitar a proliferação da doença, o que impactou no regime de trabalho de muitas empresas. Muitas pessoas estão vivenciando uma condição de trabalho diferente, em casa – o teletrabalho, também conhecido como home office. 

Nesse sentido, preparamos algumas dicas de como deixar o ambiente mais confortável para executar suas atividades. Além de manter a produtividade, é importante se preocupar com a ergonomia no home office, justamente para reduzir os riscos de doenças ocupacionais.

Continue a leitura e saiba mais!

1. Escolha do cômodo

Trabalhar em casa é um desafio. Afinal, nem sempre as pessoas que residem com você entendem a importância do silêncio para a sua concentração e para manter o ritmo de suas atividades. Por essa razão, a escolha do cômodo é essencial para a ergonomia no home office.

Busque um local bem ventilado, silencioso e que, de preferência, não haja o trânsito de moradores ao longo do dia. Caso não tenha um cômodo próprio para ser o escritório, prepare um espaço onde você consiga se sentir confortável e se atentando à escolha adequada dos móveis para a sua postura.

2. Iluminação

A iluminação também é fundamental para que as suas atividades de trabalho remoto sejam realizadas sem afetar a sua saúde. Na escolha do local, prefira aquele que tenha uma boa fonte de luz natural, para garantir um espaço sempre bem iluminado. Na mesa de trabalho, se possível invista em luminárias, tendo preferência pelos produtos de LED — tem um tempo de vida útil mais longo, é mais sustentável, além de esquentar menos quando comparadas as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, ponto fundamental para o home office. Mas atenção, as luzes não devem incidir direto sobre seus olhos ou na tela do monitor.

3. Mesa e cadeira

Estar em casa possibilita algumas comodidades, como passar algum tempo no sofá ou em sua cama. No entanto, isso não é indicado, pois, além de prejudicar a postura, irá interferir na sua produtividade. Opte por mesas que caibam suas pernas e proporcione espaço suficiente para colocar os equipamentos que irá utilizar (teclado, mouse, apoiar o braço, dentre outros). 

Pontos importantes:

  • Prefira cadeiras estáveis com apoio para os braços, principalmente se sua mesa for “curta”; se sua mesa possui boa profundidade (45cm ou mais), não é estritamente necessário apoio de braço na cadeira, pois a mesa servirá de apoio. Os cotovelos devem estar entre 90 e 110º em relação à mesa; 
  • Mantenha o apoio completo dos pés no chão, se precisar, use um suporte e, na falta de um específico, utilize caixas firmes ou gavetas para apoio;
  • O uso dos mouses e do teclado exigem a posição neutra do corpo, com punhos e ombros relaxados;
  • Mantenha os olhos alinhados ao topo superior da tela do computador/notebook; se necessário, utilize um suporte para regulagem de altura ou livros firmes empilhados com segurança, até a altura indicada. 

Outras estratégias, que auxiliam na produtividade são: 

  • Mantenha a rotina de horários; 
  • Organize sua agenda e prioridades; 
  • Crie metas para finalizar em determinados períodos de tempo; 
  • Faça pausas durante a jornada de trabalho e levante por alguns minutos; 
  • Alongue-se todo dia, pelo menos 10 minutos; 
  • Deixe uma garrafa de água ao seu lado.

Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas de ergonomia no home office., que, quando colocados em práticas, será fundamental para que o seu corpo se acostume com essa nova realidade de trabalho e previna também o surgimento de algum problema de saúde decorrentes da postura inadequada.

Continuar se exercitando também é importante, mesmo que esteja em casa. Quer saber um pouco mais sobre as atividades físicas que podem ser feitas durante este período? Continue no blog e saiba mais!

Referências:

AGÊNCIA BRASIL. Teletrabalho demanda cuidados com postura, equipamentos e jornada. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/teletrabalho-demanda-cuidados-com-postura-equipamentos-e-jornada. Acesso em: 04 set. 2020. 

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO (APMT). Reflexões sobre a ergonomia aplicada ao teletrabalho. Disponível em: https://apmtsp.org.br/reflexoes-sobre-a-ergonomia-aplicada-ao-teletrabalho/. Acesso em: 04 set. 2020.  

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN) SESI. Dicas essenciais em ergonomia para você que irá trabalhar de casa. Disponível em: https://www.firjan.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C908A8A700CE496017111CEBF8B3FC5&inline=1. Acesso em: 04 set. 2020. 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUC RS). Dicas de ergonomia proporcionam conforto e saúde no home office. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/dicas-de-ergonomia-proporcionam-conforto-e-saude-no-home-office/. Acesso em: 04 set. 2020.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA  DE ALAGOAS (SESI ALAGOAS). Especialista do Sesi dá dicas de ergonomia para o trabalho em home Office. Disponível em: https://al.sesi.com.br/noticias/especialista-do-sesi-da-dicas-de-ergonomia-para-o-trabalho-em-home-office. Acesso em: 04 set. 2020. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Especialista dá dicas de ergonomia em home office. Disponível em: https://www.ufms.br/especialista-da-dicas-de-ergonomia-em-home-office/. Acesso em: 04 set. 2020.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo