Evite os excessos para preservar a boa saúde nas Festas de Final de Ano

Saiba quais cuidados tomar para não sofrer de efeitos nocivos, como a azia e a ressaca

 

As festas de final de ano são um momento de celebração, em que boa parte das pessoas se permite passar dos limites na hora de comer e beber. A consequência vem no dia seguinte, sendo comuns os quadros de ressaca, azia, indigestão, gases e outros desconfortos após o consumo descontrolado de alimentos pesados e álcool.

Esse fenômeno acontece porque o processo da digestão é prejudicado pelos excessos, agredindo o estômago. O órgão possui uma camada externa que protege contra o ácido gástrico, conhecida como mucosa. No entanto, essa proteção diminui quando há consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou comidas muito pesadas, facilitando as agressões ao estômago.

Além da alimentação exagerada, outros fatores também podem influenciar nos quadros de ressaca, azia e indigestão, tais como:

– Comer rápido
– Mastigar pouco
– Engolir ar durante a alimentação
– Baixa hidratação
– Sedentarismo

Como evitar a ressaca e a indigestão

Alguns cuidados básicos a serem tomados antes e durante as festas de final de ano podem ajudar a evitar os efeitos da ressaca e dos desconfortos estomacais.

Confira os principais a seguir:

– Coma alguma coisa leve antes de iniciar o consumo de bebida alcoólica.
– Beba bastante água, uma vez que a desidratação causa dor de cabeça, enjoo e indigestão.
– Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
– Mantenha a prática regular de atividade física, para auxiliar na eliminação dos gases estomacais.
– Se necessário, utilize probióticos para recuperar o equilíbrio da flora intestinal.

Outros cuidados

Para quem exagerou na bebida, o mais importante é iniciar a reidratação do corpo, que perde muito líquido por causa do efeito diurético do álcool. Para isso, reforce a hidratação não apenas com água, mas também com o consumo de sucos, isotônicos e água de coco, para reposição dos sais minerais. Aliados à hidratação, a cafeína pode amenizar dores de cabeça e os chás a aliviar incômodos e enjoos.

Além desses cuidados, também é importante observar se os sintomas apresentados são apenas consequência dos exageros do final de ano ou se eles ocorrem regularmente, com facilidade. No último caso, isso pode apontar para alguma enfermidade ou lesão que não seja somente por um dia de abuso no álcool ou na comida, exigindo acompanhamento médico.

Que tal começar o Ano Novo com a sua saúde em dia? Conheça os planos da Usisaúde para curtir 2023 com bem-estar e tranquilidade!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo