Melhores alimentos para o café da manhã

Com certeza você já ouviu inúmeras vezes pessoas afirmarem que “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, certo? Fato é que realmente esta é uma refeição muito importante e hoje iremos dar algumas dicas de alimentos que podem ser grandes aliados da sua saúde para que você comece bem o dia.

Não é novidade que existe uma pirâmide alimentar utilizada pelos nutricionistas em todo o mundo que orienta sobre a quantidade de alimentos de cada grupo alimentar a ser consumida para garantir uma alimentação balanceada.

Estes alimentos precisam ser consumidos em porções ao longo do dia, por isso, pular refeições é uma atitude ruim para o seu corpo. Além de fazer com que ele busque fontes de energia nos músculos – diminuindo a massa magra –, isso faz com que você coma mais na próxima refeição, ocasionando o acúmulo de gordura e levando, potencialmente, à obesidade.

Para que possamos evitar os malefícios citados acima e tenhamos disposição para encarar o dia, existem alguns grupos muito importantes que devem estar presentes na sua mesa de café da manhã todos os dias.

O mais importante é o grupo das frutas. Elas oferecem fibras, açúcares, vitaminas, antioxidantes, minerais e devem ser consumidas diariamente. Você pode optar por consumi-la em forma de sucos ou vitaminas, mas a melhor escolha é comê-la em sua forma natural para aproveitar todas as fibras ofertadas. E não se esqueça de que quanto maior a variedade, melhor.

O grupo dos laticínios, composto pelo leite, iogurte e queijos também é muito importante. Rico em cálcio, ele auxilia no desenvolvimento ósseo de crianças e adolescentes e previne a osteoporose em adultos e idosos. Inclua pelo menos uma porção deste grupo no seu café da manhã e dê preferência sempre às versões mais leves, como o leite ou iogurte desnatado e os queijos brancos.

Outro grupo que não pode faltar no café da manhã é o carboidrato. Nesta refeição ele vem na forma de pães, torradas e biscoitos. Opte pelas versões integrais para aumentar a oferta de nutrientes e a sensação de saciedade.

O grupo dos cereais é mais um da lista dos mais importantes. Aveia, linhaça, chia, granola e muitos outros são ótimas opções para melhorar o trânsito intestinal, os índices de colesterol e glicemia.

E o tão querido café preto não precisa ficar de fora. Desde que consumido com pouca (ou nenhuma) adição de açúcar e creme, ele pode ser um grande aliado na prevenção de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e auxilia no processo cognitivo devido à sua alta taxa de antioxidantes. Além disso, a cafeína presente na bebida melhora o desempenho durante todo o dia.

Outros alimentos muito presentes na mesa de café da manhã dos brasileiros são os frios como o presunto, o peito de peru e outros embutidos e queijos diversos, normalmente com alto teor de gordura. Eles não precisam ser eliminados da sua alimentação, mas é importante lembrar que eles devem ser consumidos com bastante moderação, pois, apesar de serem muito proteicos, possuem bastante sódio em sua composição, o que pode levar ao desenvolvimento de quadros de hipertensão e até mesmo doenças cardíacas.

Agora, com estas informações em mãos, é hora de planejar sua rotina para não pular o café da manhã nunca mais e fazer escolhas cada dia mais conscientes. Sua saúde agradece!

 

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo