Natação cura asma?

A asma é uma doença inflamatória caracterizada pela dificuldade respiratória. A natação é um exercício saudável que é bem tolerado por asmáticos devido a pressão da água, a alta umidade do ambiente (piscina, mar etc), e pelo fato do esporte ser praticado na posição horizontal, contribuindo para diminuir o ressecamento das vias aéreas. Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida.

O esporte, considerado um dos mais completos, desenvolve e reforça a musculatura, principalmente do tórax, dando maior suporte ao paciente durante as crises e diminui a sensibilidade dos brônquios, aumentando o espaçamento entre as crises. Além disso, favorece ao controle do peso e elevar sua autoestima, que, segundo estudos pode influenciar as crises de asma.

A asma é considerada uma doença crônica ainda sem cura conhecida. O tratamento é medicamentoso e contínuo e, na maioria dos casos, quando aliado à prática da natação, os resultados são surpreendentes.

Mas é preciso ter cuidado: a natação só deve ser realizada por pessoas que queiram praticá-la e que não apresentem quadro grave da doença. Por isso, se você sofre de asma e está pensando em mergulhar na piscina, converse antes com seu médico.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo