O que a cor da sua urina tem a ver com sua saúde?

Com certeza você já foi ao médico inúmeras vezes e ele pediu um exame de urina para confirmar ou descartar uma doença, certo? Isso acontece porque é pela urina que sai parte do que é metabolizado pelo nosso organismo, assim como o que é filtrado pelos nossos rins.

Por este motivo, ter atenção à cor da urina é o primeiro passo para notar alterações na sua saúde e procurar ajuda médica caso julgue necessário.

A urina que se assemelha à agua, transparente, pode significar duas coisas: ou que você está bebendo muita água ou que seus rins perderam a capacidade de retenção do xixi, como ocorre em indivíduos com doença renal.

A urina de tonalidade amarelo-claro é a normal e mais saudável. Quer dizer que houve ingestão suficiente de água e que seus rins estão funcionando perfeitamente.

A urina amarelo-escuro ou âmbar, além de ser o primeiro sintoma de desidratação, pode indicar a ocorrência de cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra) ou até mesmo doenças como a hepatite.

A urina alaranjada pode ser provocada por uma desidratação extrema, presença de sangue ou excesso de bilirrubina, indicando um problema no fígado, já que ela é uma substância produzida pela bile e metabolizada por ele. Alguns alimentos e medicamentos como rifampicina, Pyridium e nitrofurantoína, bem como o excesso de vitamina B, também podem alterar a cor da urina.

Se sua urina está rosa ou vermelha atenção, pois isto pode ser decorrente de problemas nos rins, pedras que andam pelos canais de eliminação do xixi causando ferimentos e dor, tumor, infecção urinária, entre outras possibilidades. Neste caso, o melhor é procurar orientação médica e realizar os exames necessários.

Existem ainda urinas de cor azul, verde e roxa, mas elas são extremamente raras e, por isso, caso você note que seu xixi está se apresentando em uma destas cores, o ideal é procurar atendimento médico sem mais delongas.

Como acontece em diversas outras situações, existe uma forma de controle da cor da urina e ela é uma das mais fáceis a ser seguida. Beba água! Pelo menos dois litros ao longo do dia.

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