O que fazer para evitar crises alérgicas?

Não importa a época do ano, indivíduos alérgicos precisam estar preparados para lidar com este problema durante toda a vida.

Mas melhor que tratar o problema é tomar medidas para evitá-lo e, para isto, existem diversas dicas que, independente do gatilho da sua alergia, irão te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor.

A primeira delas diz respeito à poeira, que é a grande vilã da maioria dos relatos de alergia. Para evitar que ela atrapalhe sua qualidade de vida, limpe os ambientes com pano úmido pelo menos uma vez por semana e lembre-se de que esta também é a frequência com que as roupas de cama devem ser trocadas. Manter a casa arejada e evitar o uso de tapetes, cortinas e objetos que acumulam poeira também é essencial.

Já se sua alergia é ativada pelo pólen, os cuidados a serem tomados dizem respeito à circulação de ar, que deve ser filtrado pelo ar condicionado, purificador de ar ou filtro de ambientes, e à concentração de pólen no ar, evitando exposição a locais que podem desencadear uma crise.

Os bichinhos de estimação também merecem atenção especial, pois mesmo aqueles conhecidos por serem hipoalergênicos – que não causam reação alérgica e são mais recomendados para pessoas alérgicas – soltam muitos pelos, além de serem depósitos de poeira, pólen, mofo e outros ácaros vindos do ar livre. Desta forma, a dica é mantê-los sempre limpinhos e afastados dos quartos não somente na hora de dormir.

Caso você ou alguém em sua casa tenha algum tipo de alergia, evite cheiros fortes, tanto em produtos domésticos quanto em seus cosméticos e perfumes. Indivíduos alérgicos possuem o olfato mais sensível e a exposição a cheiros fortes pode levar à inflamação ou irritação da mucosa nasal, causando dor e desconforto.

Outra dica muito importante diz respeito à limpeza das narinas, que requer mais atenção, no caso de pessoas alérgicas. O ideal é lavar o nariz com soro fisiológico duas vezes ao dia (de manhã e à noite) a fim de eliminar as impurezas que causam irritação e desencadeiam as crises alérgicas.

No mais, não se esqueça de que em caso de crise, você não deve se automedicar e deve procurar seu médico para constatar o motivo e iniciar o tratamento adequado.

Postagens Relacionadas

Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo