Onda de calor em Minas: especialistas alertam para os cuidados com a saúde

Médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier fala sobre os riscos que a exposição ao sol e clima seco podem causar.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou esta semana, um comunicado de alerta para todo o estado, devido a onda de calor com temperaturas que se aproximam dos 40ºC, em algumas regiões de Minas para os próximos dias. No Norte e Triângulo, os termômetros devem ficar acima dos 39ºC, nas áreas do Noroeste, Central Mineira, Oeste, Sul e Alto Paranaíba, a temperatura varia entre 35 e 38ºC. Já na Zona da Mata, região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas avançam entre 31 e 34ºC.

A onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média e o clima seco, são condições climáticas que levam às situações de risco à saúde. É o que alerta a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier Fundação São Francisco Xavier, Pâmela Rodrigues. Segundo a especialista, quando uma pessoa se expõe às altas temperaturas, o corpo sofre modificações para se adaptar, o que podem gerar sintomas como, alteração da pressão arterial, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, até mesmo tonteira, fadiga ou sonolência.

“Casos extremos de exposição ao sol e as altas temperaturas pedem atenção e devemos redobrar os cuidados com a hidratação nesse período. Um cuidado especial deve ser dado aos idosos, crianças, pacientes fragilizados e trabalhadores que precisam se expor ao sol diariamente. Lembrando que qualquer pessoa pode ser vítima da desidratação”, alerta a médica.

Cuidados recomendados

A especialista alerta ainda que a hidratação oral é indispensável, sobretudo nos dias quentes, e pode ser feita pela ingestão de pelo menos 2 litros de água ao dia e pelo consumo de alimentos que também auxiliam na hidratação, como as frutas. Para se proteger do sol e do calor é indicado o uso de roupas leves, óculos de sol e protetor solar. É recomendável ainda evitar exercícios físicos extenuantes e atividades ao ar livre durante os horários mais quentes do dia.

Postagens Relacionadas

Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo